Da escola para a vida
Cruzeirinho divulga finalistas do 5º Concurso de Desenho e Redação
Finalistas 5º Concurso de Desenho e Redação Cruzeirinho
Pré I e Pré II
Anna Laura Becker Mendes - CEI 88 Profª Vera Aparecida Guariglia dos Santos - Professora Sidineia Raimunda Albergoni da Silva
Eloah Lorena Tavante Paschoalan - CEI 54 Profª Sônia Aparecida Machado - Professora Silvana Ap. Rodrigues Martins
Yasmin Sousa Fernandes - E.M. Prof. José Carlos Florenzano - Professora Mayara Freitas Campos Santos
Fundamental 1º, 2º e 3º
Laura de Oliveira Santos - CEI 28 Rauldinéia Esteves Machado - Professora Isabella Fernanda Barison Secco
Hillary Goulart Pereira - E.M. Profª Renice Seraphim - Professora Josie Paraizo de Melo
Mary Jane Caetano da Silva Santos - E.M. Profª Inês Rodrigues Cesarotti - Professora Pamella Mataveli de Camargo Ferreira
Fundamental 4º, 5º e 6º
Lorena Santos Amaro - E.M. Dr. Getúlio Vargas - Professora Fernanda Fontes Arruda
Maria Sofia Freitas Santos - E.M. Dr. Achilles de Almeida - Professora Adriana Maria da Silva Nogueira
Sara Helena Matias - E.M. Dr. Achilles de Almeida - Professora Gisele Amazonas de Almeida
Fundamental 7º, 8º e 9º
Felipe Sierra Segate - E.M. Dr. Getúlio Vargas - Professora Patrícia Ducatti Gonçalves
Rafael Mackay Tanaka - E.M. Dr. Achilles de Almeida - Professor Diego Pontarolli Gomes Martins
Rafaella Ribeiro de Almeida - E.M. Dr. Achilles de Almeida - Professora Renata do Monte Vecina
EJA
Benedito Aparecido dos Santos - E.M. Ary de Oliveira Seabra - Professora Regina Conceição da Silva Gonçalves
Consuelo de Jesus - E.M. Profª Inês Rodrigues Cesarotti - Professora Alzira Borges dos Santos
Neide Rodrigues da Silva - CEI 28 Rauldineia Esteves Machado - Professora Elaine Cristine da Silva Ferreira
Mais do que uma forma de arte, escrever e desenhar é dar asas à imaginação e aprender, desde cedo, a se expressar e até a regular as próprias emoções. O 5º Concurso de Desenho e Redação do Cruzeirinho teve seus finalistas, das cinco categorias, escolhidos. Os vencedores serão anunciados oficialmente durante evento que ocorrerá no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no dia 18 de outubro, às 10h.
Neste ano, o tema escolhido para o concurso foi “Da escola para a vida: comer bem também se aprende na escola”. Estudantes da rede municipal puderam se inscrever em cinco categorias: Pré I e Pré II; Fundamental 1º, 2º e 3º ano; Fundamental 4º, 5º e 6º ano; Fundamental 7º, 8º e 9º ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os desenhos abordaram diversas facetas do tema: algumas crianças retrataram alimentos, outras, refeições, e houve ainda quem ilustrasse aulas sobre alimentação saudável.
Os alunos das categorias “Fundamental 7º, 8º e 9º” e “EJA” produziram redações, em vez de desenhos.
A comissão julgadora que definiu os vencedores foi formada pela artista plástica Tânia Barbosa Pagliato, pelo médico Luiz Ferraz de Sampaio Neto e por Laelso Rodrigues, membro da diretoria executiva da FUA.
O médico Luiz Sampaio afirmou que, pelos desenhos, é possível perceber que os alunos possuem conceitos claros e bem definidos sobre o que é uma alimentação saudável, pois determinadas temáticas aparecem de forma recorrente. Frutas, legumes e verduras surgiram na maior parte das produções.
Muitos trabalhos revelaram o olhar curioso e inventivo das crianças, que trouxeram para o papel um pouco da magia dos desenhos japoneses, além de personagens de quadrinhos e desenhos animados. Entre cores e traços cheios de vida, frutas e legumes ganharam rostos, sorrisos e até superpoderes, enquanto comidas saudáveis e não saudáveis travavam batalhas divertidas. Cada criação parecia contar uma pequena história — um mundo em que a imaginação ensina, brinca e faz da alimentação saudável uma aventura cheia de sabor e fantasia.
A artista plástica Tânia Pagliato, que já participou da comissão em outros anos, afirmou gostar muito do concurso por ser uma forma de as crianças aprenderem a se expressar: “A criança que desenha, que brinca, cresce emocionalmente mais saudável.”
Os materiais utilizados também refletiram a diversidade e a espontaneidade das criações: lápis, canetas, canetinhas e giz de cera deram forma e cor às ideias, preenchendo o papel com tons vibrantes e traços cheios de emoção.
O Concurso de Desenho e Redação do Cruzeirinho é uma parceria da Fundação Ubaldino do Amaral com a Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba. Estudantes de todos os anos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal puderam participar. O resultado final será divulgado durante o evento que acontecerá no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, localizada na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, nº 2.800, no Alto da Boa Vista.
Galeria
Confira a galeria de fotos