Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidadania

Crianças vivenciam eleição em Sorocaba

Cinco escolas municipais promovem projeto que ensina política, democracia e cidadania de forma prática, divertida e participativa

06 de Setembro de 2025 às 20:07
Thaís Marcolino [email protected]
.
. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Você acha que política é só coisa de adulto? Se a sua resposta é sim, cinco escolas de Sorocaba podem fazer você mudar de opinião. Além de aprender mais sobre o assunto, a garotada ainda pôde vivenciar um processo eleitoral, escolhendo seus representantes. De todos os eleitos, um deles poderá passar, ainda, por uma experiência diferente, que tem tudo a ver com o nome do projeto da Secretaria de Educação da cidade (Sedu): “Aluno(a) prefeito(a) por um dia”.

A atividade foi realizada nas escolas municipais Profª Ana Cecília Falcato Prado Fontes, no Jardim Renascer; Prof. Edemir Antonio Digiampietri, na Vila Barão; Edward Frufru Marciano da Silva, no Jardim Botucatu; Prof. Genny Kalil Milego, no Conjunto Habitacional Herbert de Souza; Prof. Irineu Leister, no Jardim Ipiranga; e Tereza Ciambelli Gianini, na Vila Nova Sorocaba.

O projeto começou em junho, e a primeira fase terminou no finalzinho de agosto, com a pausa das férias. Nesse período, a garotada aprendeu como funcionaria a dinâmica, além de entender um pouco mais sobre o processo eleitoral que o adulto enfrenta a cada dois anos. Foi nesse momento que foram definidos os candidatos.

A partir daí, teve início a campanha eleitoral: elaboração das propostas, apresentação e propaganda dos candidatos. Os demais alunos — ops, eleitores — puderam analisar o que faria mais sentido para eles e, nos dias 21 e 22 de agosto, escolheram e votaram no candidato que consideravam o melhor.

Nossa equipe acompanhou uma das eleições, realizada por um sistema de internet que se assemelha à urna original. Fomos até a escola Ana Cecília Falcato Prado Fontes, no Jardim Renascer, e a animação para essa etapa era grande, ainda mais com a presença do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, antes da votação começar.

Entre os candidatos estava Vando Martins Belizário, do 4º ano E, que apresentou propostas cheias de sabor e energia. “Eu falei que ia tentar estrogonofe na merenda, mais educação física e outros tipos de comida. Cachorro-quente é uma boa. E mais frutas também, porque é importante”, contou. Ele disse que antes não gostava de política, mas mudou de ideia após o projeto: “Até sei a diferença dos Três Poderes. O meu preferido é o Legislativo, que cria as leis.”

Os outros que também disputavam um lugarzinho de destaque na eleição com ele eram Luis Antonio Pacheco Oliveira (11 anos, do 5ºC), Henzo Gabriel Camilo de Oliveira (10 anos, do 4ºB), Eloáh Emanuelly de Souza Paulo (10 anos, do 4ºA) e Davi Henrique Félix Santos (11 anos, do 5ºE).

Eleitores conscientes

Se os candidatos fizeram campanha, os eleitores também se mostraram conscientes. “Foi muito legal aprender sobre a eleição e até contei para os meus pais, que também adoraram a ideia. Eles acharam importante eu aprender isso”, disse Alicia Patricia Almeida Santos, do 4º ano D. Já Emerson Samuel Lara Bernardo, do 3º ano F, reforçou: “Eu acho importante ter isso aqui porque aí vai ter alguém que vai falar o que a gente quer na escola.”

O que vem agora?

Uma dupla de cada escola foi eleita. Na tabela, ao lado, está o resultado. Agora, cada um deverá gravar um vídeo curto respondendo à pergunta: “O que eu faria se fosse prefeito por um dia?”. Todo o conteúdo será analisado por uma comissão, e, dos escolhidos pelos alunos, os especialistas vão selecionar apenas um para viver uma experiência muito interessante: passar um dia com o prefeito de Sorocaba.

Nesse dia, que deve acontecer neste mês de setembro, o roteiro inclui: recebimento de um diploma oficial, tour pela prefeitura, participação em uma agenda simbólica (com visita à Câmara, escola ou obra pública), declaração à imprensa e um almoço com o prefeito Manga e o secretário de Educação, Clayton Lustosa. Que legal, hein?!

Por que foi criado?

A ideia é despertar nos estudantes o interesse por participar da vida da comunidade, entendendo como funciona a prefeitura e como as escolhas que ela faz refletem no dia a dia das pessoas. De acordo com a gestora de desenvolvimento educacional da Sedu-SP, Flávia Arruda Costa, o projeto quer fortalecer a democracia -- uma palavra que pode parecer complicada, mas que significa nada mais do que todo mundo poder dar sua opinião e ajudar a decidir. “É também um convite para que os jovens sejam protagonistas, ou seja, personagens principais das mudanças que querem ver acontecer”, comenta.

Já a orientadora pedagógica da E.M. Ana Cecilia Falcato, Juliana Pereira de Oliveira Souza, acredita que tais projetos, envolvendo a comunidade escolar, professores e parceiros, como a Sedu, podem transformar realidades e abrir caminhos para o crescimento e a realização de sonhos.

Galeria

Confira a galeria de fotos