Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Falsas-jararacas: parecem perigosas, mas não são!

23 de Agosto de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
As falsas-jararacas
são cobras não
peçonhentas e não
agressivas, em
sua maioria
As falsas-jararacas são cobras não peçonhentas e não agressivas, em sua maioria (Crédito: DIVULGAÇÃO / GIUSEPPE PUORTO/ AGÊNCIA SP)

No Brasil, existem cerca de 30 espécies de cobras chamadas falsas-jararacas. Elas imitam a aparência da jararaca, uma cobra venenosa, mas na verdade não oferecem perigo para as pessoas. A maioria é pequena, não tem veneno e vive tranquila na natureza.

A boipeva, por exemplo, tem desenhos no corpo e uma listra escura perto dos olhos, como a jararaca, mas mede só 50 cm e come sapos. Já a dormideira é tão calma que, quando assustada, finge estar morta! Ela se alimenta de lesmas e caracóis. A cobra-espada também imita a jararaca, achata o corpo para parecer maior e tem um veneno fraco, que só causa dor e inchaço.

Essas cobras usam um truque chamado mimetismo: elas copiam o visual de cobras perigosas para enganar predadores e se proteger.

Se você encontrar qualquer cobra, o melhor é não chegar perto e avisar um adulto. No Museu Biológico do Parque da Ciência Butantan, dá para ver de pertinho a jararaca e a cobra-espada para aprender a diferença. (Da Redação, com informações da Agência SP)