Cozinhar com crianças
Receitas que abraçam: momentos de afeto entre farinha e risadas
Na cozinha, crianças e adultos compartilham mais que ingredientes: criam laços, memórias e muita diversão em família
Cozinhar com crianças é mais do que preparar receitas: é criar memórias doces e momentos cheios de afeto. A cozinha se transforma num lugar de descobertas, onde os pequenos aprendem sobre alimentação, higiene, medidas e, principalmente, sobre a importância de estar junto com quem se ama.
Durante as férias escolares, além de passear, brincar e viajar, muitas famílias aproveitaram o tempo livre para se reunir em volta da mesa e preparar receitas gostosas. Que delícia encontrar a vovó e fazer aquele bolo fofinho! Ou preparar bolachinhas com as tias, moldando a massa em bichinhos, carrinhos e outras formas bem divertidas.
Para Fernanda Pereira da Silva do Valle, 36 anos, cozinhar com os filhos virou uma tradição cheia de carinho, e uma forma especial de se conectar. “Aqui em casa, preparar receitas em família começou na pandemia. Eu e meu marido fazíamos bolos e outras delícias quase toda semana, talvez como algo terapêutico. Com a chegada das crianças, esse hábito continuou. Cozinhar juntos nos proporciona momentos de conexão e afeto, além de fortalecer a autonomia e a confiança delas. Quando pego a forma de bolo e começo a separar os ingredientes, alguém já pergunta se vai ter bolo”, conta Fernanda.
Mãe de Davi, 5 anos, João, 3, e Catarina, 2, ela diz que o trio se reveza na hora de quebrar os ovos e colocar os ingredientes no liquidificador. “Enquanto um segura a peneira, outro bate para a farinha passar. Na hora de misturar, tem fila e a vez de cada um. Mamãe coloca a massa na forma e chega o momento mais esperado: lamber a tigela e a espátula!”, diverte-se.
“Eles adoram fazer esses biscoitos porque ficam com formatos de bichos, carros e são uma delícia! Eles entendem que, antes de comer, tem o preparo, a espera do forno, e tudo isso ajuda a criar memórias. Aqui em casa fazemos de tudo, são muitas receitas, e nas férias uma das escolhidas foi a de biscoitos amanteigados em vários formatos”, completa.
As primas Bianca de Oliveira Cunegatto, 9 anos, e Beatriz Estefani de Oliveira Vieira, de apenas 1 ano e 3 meses, também se divertiram na cozinha durante as férias. Para Bianca, participar da produção de uma receita da família foi mais do que cozinhar: “foi uma tarde de alegria, risadas, brincadeiras e guloseimas, momentos que vão ficar guardados no coração e na memória”. Já a pequena Beatriz, mesmo tão novinha, colocou a mão na massa, e se lambuzou ajudando a fazer as bolachas da tia da Bianca e da Beatriz, a tia Lú.
A tarde planejada para preparar as tradicionais bolachinhas de maisena com nata e muito amor virou brincadeira, corridas até o forno e lembranças da vovó Maria, que reunia todo mundo para ajudar a fazer as coxinhas e geladinhos que garantiam a renda da família. As bolachinhas da tia Lú não fazem parte do caderno de receitas da vovó, mas já viraram tradição, e ela faz questão de compartilhar.
Receita: Bolachinhas da Tia LÚ
Ingredientes:
- 500g de nata
- 500g de maisena
- 500g de farinha de trigo
- 3 ovos
-10 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) de fermento
Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Modele em cobrinhas, passe levemente o garfo e corte em pedaços pequenos. Asse em forma untada até dourar.
Galeria
Confira a galeria de fotos