Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Choquinha-carijó

26 de Julho de 2025 às 21:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Conheça a choquinha-carijó:
pequena, listrada e cheia de estilo!
Conheça a choquinha-carijó: pequena, listrada e cheia de estilo! (Crédito: DIVULGAÇÃO/JOÃO PENA/COAVES)

Nome popular: Choquinha-carijó
Nome científico: Drymophila
malura (Temminck, 1825)

Hoje vamos falar da choquinha-carijó, um passarinho cheio de estilo que vive nas matas do Sudeste do Brasil. Vamos descobrir juntos como ela é, onde mora e como podemos protegê-la?

Observe a foto! O macho da choquinha-carijó tem a cabeça e o peito listrados de preto e branco, as costas cinza-oliva com uma uma manchinha branca. Já a fêmea é toda marrom-canela, com risquinhos escuros e listras claras acima e abaixo dos olhos, como se usasse óculos. Ambos possuem uma cauda longa e graduada, com as penas pontiagudas, o que é uma característica de muitas aves da mesma família! Mede aproximadamente 15 centímetros.

A choquinha-carijó adora as florestas densas e os bambuzais! Ela é uma ave endêmica da Mata Atlântica, o que significa que ela só pode ser encontrada nesse bioma único, que é repleto de florestas densas e ricas em biodiversidade, oferecendo habitat perfeito para ela, com sua vegetação fechada e bambuzais, onde a ave encontra abrigo. Alimenta-se de insetos, como formigas e aranhas. Ela é uma caçadora ágil e passa o dia saltitando de galho em galho, buscando sua comida nas folhas e galhos das plantas. Para pegar suas presas, ela faz movimentos rápidos e curtos, e até dá pequenos saltos para alcançar suas refeições!

Quando vai formar sua família, ela constrói um ninho bem escondido, utilizando folhas secas de bambu, musgo verde, teias de aranha e até hastes de sementes. O ninho é uma taça aberta, muito bem camuflada entre os galhos de bambu. Ele fica a cerca de um metro do solo, em bambuzais com dois a três metros de altura. A fêmea põe ovos de cor amarela-creme, com manchas roxas e lilás. Os pais cuidam dos ovos até eles chocarem, mas ainda não sabemos exatamente quanto tempo isso leva. Quando os filhotes nascem, ficam no ninho até estarem fortes o suficiente para voar e, com certeza, recebem muito carinho dos pais!

Faça sua parte: Você sabia que pode ser um super-herói da natureza e ajudar a proteger a choquinha-carijó? É fácil! Comece respeitando a floresta, não deixando o lixo na natureza e ajude a manter os rios e parques limpos, pois fazem parte do lar da choquinha. Converse com seus amigos e familiares sobre a importância da Mata Atlântica e como essa ave linda, que só vive aqui, precisa de nossa ajuda. Que tal se juntar aos colegas para plantar árvores nativas na sua escola ou no seu bairro? Cada árvore nova é um lugar seguro para ela viver em nossa cidade.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)