Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que Planta é Essa

Pincel-de-estudante

12 de Julho de 2025 às 20:54
Cruzeiro do Sul [email protected]
Chamamos de inflorescência o conjunto de pequenas flores reunidas em um mesmo ponto. As plantas da família Asteraceae, como o girassol, a margarida e o pincel-de-estudante, apresentam flores assim, formando o que parece ser uma única flor grande
Chamamos de inflorescência o conjunto de pequenas flores reunidas em um mesmo ponto. As plantas da família Asteraceae, como o girassol, a margarida e o pincel-de-estudante, apresentam flores assim, formando o que parece ser uma única flor grande (Crédito: DIVULGAÇÃO/CAMILA ALVARES/SEMA)

Nome popular: Pincel-de-Estudante
Nome científico: Emilia fosbergii
Família: Asteraceae

Você já reparou em uma pequena planta que tem flores que parecem pequenos pincéis coloridos? Talvez ela esteja crescendo entre as pedras de uma calçada, em um terreno vazio, no quintal da escola ou até no jardim da sua casa! Em algumas regiões do Brasil, ela é conhecida como pincel-de-estudante, justamente porque suas flores lembram pincéis.

Essa planta é anual, o que significa que ela nasce, cresce, floresce e morre, completando seu ciclo de vida em menos de um ano. Ela pode alcançar entre 30 e 60 centímetros de altura, o que é mais ou menos o tamanho de uma régua grande ou de uma garrafa de dois litros em pé.

Suas folhas são bem curiosas. As que ficam mais perto do chão são maiores e têm formatos variados, algumas parecem corações, outras são mais arredondadas. Já as folhas que crescem mais no alto da planta são alongadas, com pontas finas e base mais estreita. Essas folhas de envolvem o caule, como se estivessem dando um “abraço” na planta.

Não se sabe ao certo de onde ela veio. Alguns pesquisadores acham que ela é da Ásia, outros dizem que é africana, e há quem defenda que ela seja da América do Sul. Mas o que todo mundo concorda é que ela é uma campeã da sobrevivência: resistente, fácil de crescer e de se espalhar. Por isso, hoje pode ser encontrada em várias partes do mundo, inclusive em todas as regiões do Brasil.

O pincel-de-estudante possui mais uma característica encantadora: suas sementes são bem leves e voam com o vento, como as do dente-de-leão. Muitas crianças adoram soprá-las e ver até onde conseguem chegar!

Agora que você já o conhece, que tal sair a sua procura? Na próxima vez que sair para passear, observe com atenção os jardins, calçadas, praças e canteiros. Se encontrar um, tente desenhá-lo ou tirar uma foto e depois, compartilhe a descoberta com seus amigos!

Você também pode encontrar o pincel-de-estudante no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Ele cresce entre os canteiros, perto das trilhas e em áreas com gramado.

 

Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações

Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.

Entrada gratuita

Fonte: Camila Paula Alvares, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos