Eu Já li
‘Quem Limpa?’
Você já parou para pensar em tudo o que precisa ser feito para uma casa funcionar direitinho? Lavar a roupa, varrer o chão, guardar os brinquedos, fazer a comida, lavar a louça. São tantas coisas!
Muitas vezes, essas tarefas ficam nas mãos de uma só pessoa: quase sempre, a mãe. Ela cuida da casa, do trabalho, dos filhos, das compras, do almoço. E, às vezes, nem tem tempo de descansar. Mas será que é justo deixar tudo só com ela?
O trabalho doméstico é muito importante! É o que faz a casa ficar limpa, a comida chegar na mesa, a roupa estar cheirosa no armário. E sabe o que é estranho? Mesmo sendo tão importante, esse trabalho muitas vezes não é valorizado.
Por isso, é legal que a gente aprenda desde pequeno a fazer algumas tarefas. Arrumar a cama, guardar os brinquedos, ajudar a pôr a mesa ou tirar o lixo. Cada um pode fazer um pouquinho, e isso não é ‘favor‘, é cuidado. É amor em forma de ação.
“Quem Limpa?” de Bianca Santana e Ana Cardoso é um livro ilustrado que nós traz essa reflexão. Bianca Santana é escritora, jornalista e professora que conta histórias que fazem a gente pensar e sentir. Bianca nasceu em São Paulo e, desde pequena, gostava muito de ler e escrever. Mas foi quando cresceu que ela percebeu algo muito importante: que ser negra no Brasil tem muitos significados e desafios. Desde então ela trabalha para que mais pessoas conheçam e valorizem a cultura negra. Ela participa de projetos e dá aulas para ajudar a construir um mundo mais justo para todos.
A ilustradora Ana Cardoso é uma artista negra de Belo Horizonte, e teve vários de seus trabalhos premiados. A sensibilidade dos seus desenhos fizeram uma combinação perfeita com as palavras certeiras de Bianca. Um lançamento acessível e imperdível da Companhia das Letrinhas.
Vanessa Marconato Negrão é professora e sócia efetiva da Academia Sorocabana de Letras