Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Socó-jararaca

14 de Junho de 2025 às 19:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
O socó-jararaca, com até 70 cm,
se destaca pelas penas onduladas e
tons de cinza, marrom e amarelo
O socó-jararaca, com até 70 cm, se destaca pelas penas onduladas e tons de cinza, marrom e amarelo (Crédito: LETÍCIA SANTOS DE SOUZA/COAVES)

Nome popular: Socó-jararaca
Nome científico: Tigrisoma
fasciatum (Such, 1825)

Olá, observador de aves! Hoje vamos falar sobre uma ave bem difícil de ser encontrada e que já foi vista em nosso município, o socó-jararaca, também chamado de socó-boi-escuro. Vamos descobrir o que sabemos sobre ele?

Observe a foto! O socó-jararaca tem penas com listras fininhas, que parecem “escamas onduladas” (daí o nome referente a uma jararaca) e cores como cinza, marrom e amarelo-claro. Seu bico é levemente curvado, com a parte de cima escura e a de baixo verde-amarelada. Seus olhos são amarelos e as pernas marrons. Ele é uma ave grande, que pode medir até 70 centímetros.

Gosta de viver em lugares com rios com água límpida, pedregosos e cercados por floresta, como os que existem na Mata Atlântica e em regiões de Cerrado. Ele prefere locais calmos e longe de pessoas, por isso é difícil de encontrar. O socó-jararaca é um caçador silencioso! Ele fica paradinho sobre pedras no meio do rio e, quando um peixinho ou sapo se aproximaà ZÁS! Ele pega com o bico bem rápido, como um raio! Também come insetos, como libélulas e até lesmas.

Essa parte ainda é um mistério! Mas já sabemos que o ninho dele é feito com gravetos e galhos, colocado bem alto, entre os galhos das árvores ou perto de cachoeiras. Os pais ajudam a alimentar o filhotinho, que sai do ninho com cerca de 35 dias. Geralmente, é colocado apenas um ovo por vez.

Faça sua parte: Falar sobre o socó-jararaca é muito importante porque ele é uma ave rara e difícil de ser vista, e por isso muitas pessoas nem sabem que ela existe! Quando a gente conhece um animal e entende onde ele vive e do que precisa para sobreviver, conseguimos ajudar a protegê-lo melhor. Por isso, vamos ajudar ele a permanecer em nossa cidade? Precisamos ensinar as pessoas que é essencial preservar os rios e as matas ù que são a casa dessa ave incrível, e jamais jogar lixo na natureza. Quanto mais gente souber da existência do socó-jararaca, maiores são as chances de ele continuar voando livre por aí!

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)