Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

TEA Rasgada

07 de Junho de 2025 às 18:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Este livro é uma celebração poética e visual de Sorocaba, onde a cidade se revela mais que um cenário, mas um espaço de afeto, memória e inclusão. Através de versos ritmados e ilustrações vibrantes, a obra convida crianças a explorarem a cidade com olhos curiosos, valorizando sua diversidade cultural, natural e humana.

Trechos como *”transbordo de orgulho, deságua a comunidade autista”* e a menção à escola como espaço de regulação emocional são raros e necessários na literatura infantil.

Os locais da cidade ganham vida como monumentos afetivos, estimulando o vínculo na cidade. A abordagem vai além do turismo, tocando em história, sustentabilidade e arte.

Os versos, cheios de aliterações e jogos de palavras, são perfeitos para ler em voz alta. Até com o mapa da cidade dá para brincar (eu nunca tinha reparado, mas Jefferson, o autor mostrou como seu desenho se parece com um dinossauro).

Mais que um guia poético de Sorocaba, este livro é um manifesto sobre pertencimento. Ideal para crianças locais se reconhecerem e, também, para pequenos leitores de outras cidades refletirem sobre suas próprias paisagens afetivas. Uma joia que combina orgulho territorial, representatividade neurodiversa e amor às raízes .

Jefferson Roberto de Carvalho Santos é professor de Educação Especial no municipio de Araçoiaba da Serra, tem um olhar atencioso às dinâmicas sociais relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atua em diversas frentes para a difusão das encantadoras virtudes sorocabanas,

Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva da Academia Sorocabana de Letras