Olha o Passarinho
Pássaro-preto

Nome popular: Pássaro-preto
Nome científico: Gnorimopsar chopi (Vieillot, 1819)
Olá, aventureiro da natureza! Você já ouviu um “tchííííri-tchíííri” vindo de uma árvore e ficou curioso pra saber quem estava cantando? Pode ter sido o nosso amigo de hoje: o pássaro-preto, também chamado de graúna ou melro.
Observe a foto! Ele é todo preto, fazendo jus a seu nome. As penas são brilhantes, o bico é preto e relativamente robusto, os olhos pretinhos e as penas no pescoço são mais finas, dando impressão de um colar. Ele mede entre 21 e 25 centímetros.
Vive em campos abertos, brejos e outros alagados, fazendas, buritizais, lavouras (principalmente de grãos) e até mesmo em cidades. É uma ave onívora, ou seja, come de tudo um pouco, sem ter preferência alimentar. Alimenta-se de insetos, sementes, frutas, aranhas e até milho!
O canto do pássaro-preto é um dos mais melodiosos e é bem variado, cheio de assovios, trinados e sons engraçados como “tííí” ou “djújúp”. Machos e fêmeas cantam, e quando o macho canta, arrepia as penas da cabeça e do pescoço! Muito estilo, não acha?
Durante a época de namoro (de outubro a janeiro), o macho faz cantos especiais para conquistar a fêmea. Depois, eles constroem juntos um ninho bem curioso: pode ser dentro de buracos em árvores, em troncos de palmeiras, cupinzeiros, ninhos de joão-de-barro abandonados ou até nas frestas de casas! Eles usam galhos, folhas, papel e o que mais encontrarem. A fêmea põe de três a cinco ovinhos azulados com pintinhas escuras, e os filhotes nascem em 14 dias. Depois de 18 dias, os pequenos já estão prontos para sair do ninho. A mamãe, o papai e, às vezes, até outros membros da família, como “tios e tias”, ajudam a cuidar dos filhotes!
Apesar de ser tão cuidadoso, o pássaro-preto é vítima de um “vizinho folgado”: o chupim-azeviche, um passarinho que bota seus ovos no ninho dos outros! Ele tenta enganar a pássaro-preto para que crie seus filhotes. Mas ele é esperto e já até foi visto espantando os intrusos.
Faça sua parte: Você pode ajudar a conservar o pássaro-preto de várias maneiras simples e importantes. Temos que ensinar as pessoas que é preciso plantar árvores, principalmente palmeiras, que são ótimos abrigos para essa espécie. Também não pode jogar lixo na natureza, pois isso prejudica o ambiente em que ele vive.
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)