Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Gritador

25 de Maio de 2025 às 00:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
O gritador chama a 
atenção com sua 
cristinha elegante, 
e o volume também!
O gritador chama a atenção com sua cristinha elegante, e o volume também! (Crédito: VALDERLEI GALDINO DA SILVA/COAVES)

Nome popular: Gritador
Nome científico: Sirystes sibilator (Vieillot, 1818)


Olá, observador de aves! Já ouviu um pássaro gritando com bastante insistência lá no alto das árvores da mata e ficou curioso para saber quem era? Pode ser o gritador, um passarinho esperto e barulhento da nossa floresta! Vamos saber um pouco mais sobre ele?

Observe a foto! O gritador é uma ave cinza (mais claro no ventre e escuro nas costas), com um capuz preto na cabeça, uma cristinha elegante e penas nas asas com pequenas listras ferrugem. Tem o olho castanho, bico e pés escuros. Possui entre 18 e 18,5 centímetros.

Esse passarinho gosta de morar bem no alto das florestas, especialmente nas matas mais antigas ou matas secundárias, que estão se recuperando. Ele aparece em lugares como o cerradão, florestas secas e matas ribeirinhas. Gosta de viver em casal e ama ficar bem lá no alto das árvores, de onde observa tudo! Adora insetos grandões e frutinhas. Ele é tão esperto que às vezes finge dar um alarme falso só para assustar os insetos e pegá-los rapidinho! Ele também gosta de andar em bandos mistos, com outros passarinhos, e até lidera o grupo muitas vezes. É quem reúne o grupo e fica mantendo todos unidos, demais, não acha?

Faz seu ninho dentro de cavidades de árvores, como se fosse uma casinha secreta! Lá, ele põe seus ovinhos (geralmente dois ou três). O ovo é bem protegido e o casal cuida junto dos filhotes, alimentando-os até que estejam prontos para sair do ninho.

Ainda estamos descobrindo mais sobre quanto tempo eles ficam no ninho e quantos dias levam para chocar, mas sabemos que nascem no verão, e os pais são muito cuidadosos!

Faça sua parte: podemos ajudar o gritador a permanecer em nossa cidade. Vamos ensinar as pessoas que é preciso proteger as florestas e plantar árvores para colaborar e manter áreas verdes em nossa cidade.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)