Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Ferro-velho

10 de Maio de 2025 às 20:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
A mamãe ferro-velho põe
de dois a cinco ovos
brancos, e os filhotes
nascem após cerca de 15 dias
A mamãe ferro-velho põe de dois a cinco ovos brancos, e os filhotes nascem após cerca de 15 dias (Crédito: PATRÍCIA CACCIATORE/COAVES)

Nome popular: Ferro-velho
Nome científico: Euphonia pectoralis (Latham, 1801)


Olá, explorador da natureza! Hoje vamos conhecer o ferro-velho, um passarinho pequeno, mas cheio de cores e segredos incríveis. Pronto para mais essa aventura? Vamos lá!

Observe a foto! Tem a cabeça, costas, peito e garganta na cor azul metálico brilhante, e a barriga é marrom escura, como chocolate! Um detalhe especial é um “pompom” amarelo no peito que parece se esconder debaixo da asa. A fêmea é mais discreta, com tons de verde-oliva e cinza, e por baixo da cauda, é ferrugem. Mede cerca de dez centímetros.

Vive em florestas úmidas, tanto no interior, como nas bordas, especialmente na copa das árvores altas. Adora frutinhas pequenas, como as de embaúba, cactos, palmeiras e ervas-de-passarinho (aquelas plantas que crescem em outras árvores como parasitas). Também pode se alimentar de insetos e beber néctar das flores. Ele vive sozinho, em casal ou em pequenos grupos. Gosta de ficar em bandos mistos com outros passarinhos, trocando ideias (ou melhor, piados). O ferro-velho não migra: ele vive o ano todo na mesma região.

O ninho é uma bolinha de musgos e folhas com uma entradinha na lateral, bem escondido entre folhas ou raízes de plantas, como samambaias. Ele é colocado a mais ou menos dois metros do chão. A mamãe põe de dois a cinco ovos brancos, e os filhotes nascem depois de cerca de 15 dias. Eles ficam no ninho por mais um tempinho, enquanto são alimentados pelos pais, até ficarem prontos para voar.

Faça sua parte: Para proteger o ferro-velho, podemos ensinar as pessoas que é preciso plantar árvores nativas em nossa cidade para oferecer alimento e abrigo a ele, além de preservar as florestas e evitar desmatamentos. Também é importante reduzir o uso de agrotóxicos, pois eles contaminam os frutos que essa ave consome, e, ao avistá-la, devemos admirar sua beleza a distância, sem perturbá-la, garantindo seu bem-estar e segurança.

O ferro-velho é uma ave endêmica da Mata Atlântica! Isso quer dizer que ela só vive nesse bioma e seus ambientes, como as florestas, que cobrem partes do Brasil, do Paraguai e da Argentina. Por isso, proteger a Mata Atlântica é muito importante para garantir que o ferro-velho continue cantando e encantando por aí!

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)