Curiosidades
Animais que vivem em grupo: unidos, são mais fortes!
Você já notou que alguns animais raramente estão sozinhos? Eles andam, caçam, brincam e até dormem sempre acompanhados. Viver em grupo é uma estratégia da natureza que ajuda na proteção, na busca por alimento, no cuidado com os filhotes e até na hora de brincar.
As formigas, por exemplo, são superorganizadas. Vivem em formigueiros com milhares (ou até milhões!) de companheiras, e cada uma tem um papel: algumas cuidam dos ovos, outras buscam comida, algumas defendem o grupo, e a rainha é quem põe todos os ovos. Quando uma delas encontra um pedacinho de comida, deixa um rastro de cheiro no caminho para as outras seguirem, como um GPS natural!
Os lobos também vivem em grupo, em bandos chamados matilhas. Lá, todos colaboram: caçam juntos, cuidam dos filhotes e se defendem dos perigos. O líder do grupo é chamado de “alfa”, e o famoso uivo que eles soltam serve para chamar os outros ou avisar que aquele território já tem dono!
Já os golfinhos são conhecidos por serem muito inteligentes e brincalhões. Vivem em grupos chamados cardumes ou bandos e se comunicam com sons, saltos e movimentos. Eles ajudam uns aos outros a encontrar comida e até cuidam dos golfinhos mais jovens ou doentes. Tem cientista que acredita que cada golfinho tem um “assobio” próprio, como se fosse seu nome!
E não são só eles: elefantes vivem em famílias lideradas pelas fêmeas mais velhas, pinguins se juntam em milhares para se aquecer no frio, araras voam em bandos coloridos e até peixinhos nadam em cardumes para confundir predadores. Estar junto pode significar proteção, calor, ajuda e aprendizado, assim como acontece com a gente, na escola, em casa ou com os amigos. Na natureza e na vida, todo mundo cresce melhor quando está em boa companhia! (Da Redação)