Inspiração
Lições que as crianças aprenderam com as ginastas
As crianças compreenderam várias dessas lições passadas pelas ginastas. Isabela Estaregui Ramos Piper, de 8 anos, faz ginástica artística desde os 5. Começou inspirada pela mãe, que é professora da modalidade. Ela já compete e, após o contato com duas de suas ídolas, confirmou estar no caminho certo. “Só de vê-las, já me motivou muito”.
Sara Barca Nilo, 9, pratica o esporte há três anos. Assim como Júlia Soares, a menina se apaixonou quando viu a atividade na televisão. Agora, ela faz da equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi) Sorocaba e disputa diversos campeonatos. Ela diz que já carregava o lema de nunca desistir e, depois de ouvir as atletas, esse ideal ficou ainda mais forte. “Teve uma competição em que eu caí, mas levantei, ergui a ponta do meu queixo e continuei a série”, conta. Segundo a garota, todos devem ter esse princípio como fonte de motivação. “Só porque você caiu, não pode desistir de tudo que fez, de tudo que treinou”.
Essa “filosofia” também é compartilhada por Pedro Henrique de Melo Silva, 12. Atleta há quatro anos, o integrante da equipe de São Roque quer disputar uma Olimpíada e conhecer quem já chegou lá, o incentivou a continuar tentando. “Elas são uma inspiração para mim, porque já foram para um lugar que é tão sonhado para tantas pessoas.” Focado em alcançar essa meta, o fã de Arthur Zanetti e Caio Souza já iniciou a preparação, com treinos diários de duas horas.
Colega de grupo de Pedro, Nicolas Silva, 10, tem esse mesmo sonho e rotina de treinamento, assim como Isabela e Sara. Com Jade e Júlia, o ginasta entendeu que a determinação não é essencial só nos esportes, mas também para a construção de um futuro melhor. “Eu entendi que, para conquistar alguma coisa, eu preciso treinar”, reforça. (V.C.)