Olha o passarinho
Arapaçu-de-garganta-branca
Olá observador de aves! Hoje vamos conhecer um pássaro incrível, o arapaçu-de-garganta-branca. Vamos descobrir mais sobre ele?
Observe a foto! O arapaçu-de-garganta-branca tem um bico preto, longo e curvado, perfeito para explorar troncos de árvores. Sua garganta é branca, contrastando com as penas de tom marrom-oliva no corpo e listras creme no peito. Seus pés são fortes, ajudando a se agarrar a troncos enquanto sobe e desce em busca de alimento. Mede cerca de 30 centímetros.
Gosta de florestas tropicais e subtropicais, incluindo a Mata Atlântica e florestas de araucária. Ele também pode ser encontrado em matas secundárias, bordas de florestas e até em áreas com árvores isoladas. Ele se alimenta de grandes insetos, como baratas e besouros, além de caramujos, pequenos vertebrados e até ovos de outras aves. É um verdadeiro caçador de insetos! Ele se desloca lentamente pelos troncos e galhos de árvores, geralmente aquelas com cascas grossas ou madeira podre. Com seu bico longo e curvado, ele levanta pedaços de casca e escava madeira atrás de suas presas.
Uma das adaptações mais interessantes da família dos arapaçus (Dendrocolaptidae) é o uso de sua cauda rígida e pontuda. As penas da cauda funcionam como um suporte, ajudando-o a se equilibrar enquanto escala troncos verticais. Ele pressiona a cauda contra o tronco, formando um ponto de apoio, enquanto usa seus pés fortes e garras curvas para segurar a madeira. Essa habilidade permite se mover com facilidade, tanto subindo quanto descendo pelas árvores, e explorar pontos que outras aves não conseguem alcançar. Ele também segue bandos de formigas-correição para capturar as presas que elas espantam, e pode ser encontrado em bandos mistos, aqueles formados por espécies de aves diferentes que se ajudam para encontrar alimento.
Seu ninho é construído em cavidades naturais em árvores, que ele adapta com materiais como folhas e pedaços de madeira. Põe de dois a quatro ovos brancos, que são chocados por cerca de 20 dias. Após o nascimento, os filhotes permanecem no ninho por, aproximadamente, 20 dias, até estarem prontos para explorar o mundo. Tanto o pai quanto a mãe cuidam dos filhotes, alimentando-os e mantendo o ninho limpo.
Faça sua parte: Para ajudar o arapaçu-de-garganta-branca, é muito importante cuidarmos das florestas, porque é lá que ele vive e encontra alimento. Podemos ensinar as pessoas que é preciso proteger áreas verdes e incentivar a criação de unidades de conservação. Também não devemos desmatar, mas sim cuidar das árvores grandes e antigas. Assim, garantimos um lar seguro para o arapaçu e outras espécies da floresta!
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente,
Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)