Olha o Passarinho
Beija-flor-de-veste-preta
Nome popular: Beija-flor-de- veste-preta
Nome científico: Anthracothorax nigricollis (Vieillot, 1817)
Olá explorador da natureza! Você sabia que há um beija-flor que parece usar uma roupa para festa? É o beija-flor-de-veste-preta, uma ave cheia de curiosidades e beleza.
Observe a foto! Os machos têm um peito e barriga de cor negro-azulada, com penas verde-brilhantes nas costas e uma cauda vinho-escura. O macho e a fêmea são tão diferentes que parecem não pertencerem à mesma espécie! As fêmeas têm uma listra negra que vai da garganta até a barriga, cercada por faixas laterais brancas, e o restante do corpo é verde-claro. Medindo entre 11 e 12 centímetros, ambos têm um bico longo e curvado, perfeito para alcançar o néctar das flores.
Este beija-flor gosta de lugares abertos com árvores e arbustos, como bordas de matas, parques, jardins e até plantações. É comum vê-lo nas copas das árvores ou visitando flores como as de ipês, eucaliptos e paineiras. Sua comida favorita é o néctar das flores, mas também come pequenos insetos, que captura enquanto paira no ar.
O ninho é uma pequena tigela feita de materiais macios, como paina e musgos, presa com teias de aranha e decorada com fragmentos de folhas e líquens. Ele costuma construí-lo em galhos horizontais de árvores ou arbustos, às vezes até sobre água. São tão inteligentes que, às vezes, o ninho é feito perto de formigas que protegem o local, garantindo mais segurança contra predadores. O ninho é bem pequeno, medindo cerca de 3 centímetros de altura e 4,5 centímetros de largura. A fêmea põe dois ovos brancos, que choca por cerca de 15 dias. Os filhotes ficam no ninho por, aproximadamente, 20 dias até aprenderem a voar. Durante esse tempo, só a mãe cuida e alimenta os pequenos.
Faça sua parte: O beija-flor-de-veste-preta precisa do néctar das flores para sobreviver. Podemos ajudá-
lo, ensinando as pessoas que, para mantê-lo em nossa cidade, precisamos plantar árvores com flores que produzam néctar em nossos jardins, especialmente se forem nativas. Assim, o beija-flor-de-veste-preta terá mais lugares para se alimentar e viver.
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)