Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Trinca-ferro

21 de Dezembro de 2024 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
O pássaro tem um dos cantos mais belos
O pássaro tem um dos cantos mais belos (Crédito: JOSÉ LUÍS BEVILACQUA/COAVES)

Nome popular: Trinca-ferro

Nome científico: Saltator similis (d’Orbigny & Lafresnaye, 1837)

Olá explorador da natureza! Hoje vamos falar sobre uma ave muito especial, o trinca-ferro, também conhecido pelo nome bom-dia-seu-chico, por conta de seu canto. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Observe a foto! O trinca-ferro tem um bico bem forte e escuro. Suas penas são verdes no dorso (as costas) e acinzentadas na cauda e na cabeça, com uma listra clara acima dos olhos que parece uma sobrancelha elegante. No peito, as cores variam entre cinza, marrom e alaranjado, com a barriga branca no centro. As asas são esverdeadas, e o canto dele é um dos mais bonitos das florestas! Tem cerca de 20 centímetros de comprimento.

Gosta de viver em bordas de matas, capoeiras e clareiras, mas sempre perto de áreas com vegetação. É uma ave onívora, o que significa que come um pouco de tudo! Embora alimente-se, principalmente, de sementes, as frutas, insetos e até folhas fazem parte do cardápio. Quando é filhote, sua alimentação é, principalmente, insetos.

Constrói seu ninho em arbustos, a uma altura de um a dois metros do chão. O ninho é como uma tigela espaçosa, feito de folhas grandes e secas, com um interior forrado de pequenas raízes e ervas. É uma construção simples, mas bem acolhedora para os filhotes. A mamãe trinca-ferro coloca de dois a três ovos, que são azul-claros ou verde-azulados e têm manchas escuras no topo, formando um desenho bonito. O período de incubação dura cerca de 15 dias, e depois que os filhotes nascem, eles permanecem no ninho por mais algumas semanas, antes de aprenderem a voar. Tanto o papai quanto a mamãe cuidam dos filhotinhos com muito carinho.

Faça sua parte: Infelizmente, o trinca-ferro é muito capturado para viver em gaiolas, por causa de seu canto bonito. Mas o lugar dele é na natureza! Podemos ajudar essa espécie a sobreviver plantando árvores frutíferas, preservando matas e evitando o desmatamento. E lembre-se: nunca capture animais silvestres! Eles são importantes para o equilíbrio do meio ambiente e precisam da nossa proteção.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)