Olha o Passarinho
Choquinha-lisa

Nome popular: Choquinha-lisa
Nome científico: Dysithamnus mentalis (Temminck, 1823)
Olá, amiguinho! Conheça a choquinha-lisa, um passarinho muito legal que adora viver em nossas florestas. Vamos descobrir mais sobre essa ave incrível juntos?
Observe a foto! A choquinha-lisa possui uma plumagem que mistura tons de cinza e marrom, tornando-a perfeita para se camuflar entre as folhas e galhos. Seu bico é curto e fino. O macho tem um capuz cinza, com uma máscara negra com coroa cinza-escura. Já a fêmea tem um capuz cinza com uma coroa ocre. O macho apresenta a parte ventral (de baixo) mais amarelada e a fêmea mais olivácea. As asas da fêmea são oliváceas e sem listras, enquanto o macho tem as asas acinzentadas com duas listras pontilhadas transversais. Ela mede cerca de 15 centímetros.
Essa ave adora ambientes como florestas tropicais, principalmente em regiões úmidas e montanhosas, mas também é encontrada em florestas secas e áreas de mata secundária. Alimenta-se, principalmente, de insetos, como borboletas e besouros, e aranhas, que ela captura entre as folhas e galhos. Ela também pode comer pequenos frutos.
Quando chega a época de reprodução, a choquinha-lisa constrói seu ninho, em formato de taça, em arbustos densos ou em grama alta, construído com raízes finas e outros materiais vegetais, coberto com musgo, o que ajuda na camuflagem. Geralmente, ela põe de dois a três ovos, que são brancos ou de um tom canela claro, com manchas roxas. A incubação dos ovos leva cerca de 15 dias, e os filhotes ficam no ninho por cerca de nove a dez dias. Durante esse tempo, tanto o pai quanto a mãe cuidam deles, garantindo que recebam comida e proteção.
Faça sua parte: Para proteger a choquinha-lisa e outras aves, é essencial prevenir incêndios florestais e desmatamento, mesmo que essa espécie não esteja ameaçada de extinção. Devemos ensinar as pessoas a preservar a natureza, promover o plantio de árvores e também respeitar as regras de uso de áreas naturais protegidas, especialmente em períodos de seca. Você também pode ensinar os adultos sobre os perigos das queimadas e como elas prejudicam o meio ambiente, além de sempre que perceber fumaça ou fogo, avisar imediatamente as autoridades competentes. Com essas ações, você pode ser um pequeno guardião da natureza, mantendo nosso meio ambiente saudável e protegendo as aves em nossos parques e florestas!
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)