Olha o passarinho
Beija-flor-de-veste-preta
Nome popular: Beija-flor-de-veste-preta
Nome científico: Anthracothorax nigricollis (Vieillot, 1817)
Olá, criança! Você já viu um beija-flor de perto? Que tal conhecer o beija-flor-de-veste-preta, uma das aves mais graciosas de nossa cidade?
Observe a foto! O macho tem uma plumagem verde escura com peito e garganta preto-azulados, enquanto a fêmea tem uma faixa preta que vai do bico até a barriga, ladeada por faixas brancas largas. Ambos têm um bico longo e levemente curvado, ideal para se alimentar de néctar. Medem cerca de 10 centímetros de comprimento, bem pequenino não acha?
Gosta de viver em florestas, matas ciliares, jardins e até em áreas urbanas, desde que tenha flores por perto. Ele adora néctar, o doce das flores, que ele bebe usando seu bico e língua compridos como um canudinho. Além do néctar, ele também come pequenos insetos, como mosquitinhos que encontra nas flores.
O ninho do beija-flor-de-veste-preta é uma obra de arte em miniatura! Ele faz seu ninho, em formato de tigela, com teias de aranha, musgos e pedacinhos de folhas, criando uma estrutura delicada e bem camuflada. O ninho geralmente é construído em galhos finos, de preferência em árvores ou arbustos, onde fica bem escondido.
A mamãe beija-flor coloca geralmente dois ovos pequeninos, que são brancos e alongados, do tamanho de uma ervilha. Esses ovos ficam bem protegidos no ninho, onde a mamãe cuida deles com muito carinho. Os ovos do beija-flor-de-veste-preta demoram cerca de 14 dias para chocar. Quando os filhotinhos nascem, eles são bem pequenininhos e não têm penas. A mamãe beija-flor cuida dos filhotes, alimentando-os com néctar e pequenos insetos, até que eles estejam prontos para sair do ninho, o que acontece após, aproximadamente, 20 dias.
Faça sua parte: Podemos ajudar o beija-flor-de-veste-preta a continuar voando por aí em nossa cidade. Para isso, devemos ensinar as pessoas que é bom sempre ter flores em casa ou na escola para ele ter sempre o que comer, além de manter áreas verdes para que ele tenha onde fazer seus ninhos e ficar protegido.
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)