Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

‘Chupim’

31 de Agosto de 2024 às 23:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

Itamar Vieira Júnior é escritor, geógrafo, formado pela Universidade Federal da Bahia, sendo o primeiro aluno a receber uma bolsa de estudos dedicada para jovens negros de baixa renda naquela instituição. Desde muito jovem seus escritos fazem muito sucesso, o maior deles foi “Torto Arado” publicado em 2018, que recebeu dezenas de prêmios e honrarias, sendo publicado em diversos países se tornando referência na literatura como um clássico sem precedentes.

Antes do galo cantar anunciando o início de um novo dia, o pai chama Julim “Menino, menino”. Era a primeira vez que Julim ia para os campos de arroz. Lá, enquanto os trabalhadores plantam, colhem e trabalham a terra, as crianças espantam os chupins.

Chupim: um passarinho conhecido por colocar seus ovos nos ninhos de outras espécies aves, que, por sua vez chocam, criam, e alimentam os filhotes como se fossem seus próprios. Mas, por que os Chupins não são bem vindos nos campos de arroz? Isso que Julim quer saber.

“Chupim” é o primeiro livro de Itamar Vieira Junior voltado para o público infantil, criado em colaboração com a artista plástica Manuela Navas. Numa narrativa ritmada na vida cotidiana com ilustrações que são pura arte, Itamar fala da vida no campo, num exercício de alteridade entre os olhares da criança e dos adultos.

Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras