Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

João-corta-pau

24 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
As penas em tons de marrom, cinza e preto o ajudam na camuflagem
As penas em tons de marrom, cinza e preto o ajudam na camuflagem (Crédito: LUCIANO D. CONCEIÇÃO/COAVES)

Nome popular: João-corta-pau
Nome científico: Antrostomus rufus (Boddaert, 1783)

 

Olá! Hoje vamos falar sobre uma ave muito interessante que vive aqui em Sorocaba, o joão-corta-pau. Ele é um representante da família dos bacuraus e tem esse nome porque, quando canta “tchíu ... fuiii... fuiii... fiuuu...”, parece que está dizendo: “joão... cortaà pau”. Bem legal, não acha? Vamos conhecer mais sobre essa ave noturna que gosta de viver em nossas matas?

Observe a foto! O joão-corta-pau não é uma ave colorida como o papagaio, mas tem um charme especial. Suas penas são em tons de marrom, cinza e preto, o que o ajuda a se camuflar entre as folhas secas no chão da floresta. Possui uma cauda longa e os machos apresentam manchas branco-amareladas nas penas externas da cauda, que é possível ver quando abrem a cauda em leque ou quando voam. Mede cerca de 30 centímetros de comprimento.

Ele vive em florestas, bordas de matas, cerrados, campos e até mesmo em áreas urbanas com bastante vegetação. Durante o dia, gosta de se esconder entre as folhas secas no chão ou em galhos baixos, ficando quase invisível.

À noite, ele sai para caçar! Alimenta-se, principalmente, de insetos, como mariposas e besouros. Seu voo é silencioso e ágil, o que ajuda a pegar os bichinhos de surpresa. Ele é um excelente caçador e usa sua grande boca para capturar suas presas em pleno voo. Durante o outono, eles fazem uma viagem muito especial, chamada de migração, e vão para regiões mais quentes em busca de alimento.

O joão-corta-pau não constrói um ninho muito sofisticado como algumas aves que fazem ninhos cheios de gravetos e folhas. Em vez disso, a fêmea coloca seus ovos diretamente no chão, entre as folhas secas, e não é fácil encontrá-los, pois eles têm uma cor creme com manchas marrons, parecida com as folhas, o que os camufla e protege.

Faça sua parte: Podemos ajudar na conservação do joão-corta-pau ensinando as pessoas que precisamos preservar as áreas verdes e evitar o uso de pesticidas, que podem prejudicar essas aves. Também é importante proteger os habitats naturais onde eles vivem e garantir que haja bastante vegetação para que possam se alimentar e se reproduzir em nossa região.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)