Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Beija-flor-de-orelha-violeta

10 de Agosto de 2024 às 22:38
Cruzeiro do Sul [email protected]

Ele vive em áreas semiabertas, como bordas de florestas, cerrados e campos
Ele vive em áreas semiabertas, como bordas de florestas, cerrados e campos (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

Nome popular: Beija-flor-de-
orelha-violeta
Nome científico: Colibri
serrirostris (Vieillot, 1816)

Olá, aventureiro da natureza! Hoje vamos falar sobre o beija-flor-de-orelha-violeta, uma ave muito graciosa, esperta e encantadora. Vamos descobrir juntos algumas curiosidades sobre ela?

Observe a foto! O macho do beija-flor-de-orelha-violeta tem uma cor verde brilhante com tons de roxo no peito e nas asas, e uma mancha violeta atrás dos olhos, como se fossem suas orelhas. A fêmea é um pouco diferente, com uma cor verde mais clara e sem a mancha violeta. Mede cerca de 15 centímetros, sendo considerado um beija-flor de porte intermediário, apesar do tamanho.

Vivem em áreas semiabertas, como bordas de florestas, cerrados, campos e até mesmo em parques e jardins das cidades. Assim como as demais espécies de beija-flores, o beija-flor-de-orelha-violeta se alimenta, principalmente, do néctar das flores, mas também gosta de pequenos insetos e aranhas. Eles são importantes polinizadores, ajudando muitas plantas a se reproduzirem.

 

Na época de reprodução, o macho faz uma dança especial para atrair a fêmea, chamada de Lek (leque), que consiste em vários machos encontrarem poleiros em uma “arena” para se exibirem para as fêmeas escolherem com quem vão ficar. Todo o processo de reprodução é realizado pela fêmea.

O ninho é uma cestinha redonda e aconchegante, construído em galhos finos de arbustos, usando  pequenos gravetos, fibras finas e musgo, preso com teias de aranha. A parte de fora do ninho é decorada  com líquens coloridos. A fêmea põe um ou dois ovos brancos e pequenos. Ela cuida dos ovos, que levam cerca de 15 dias para eclodirem. Os filhotes ficam no ninho de 22 a 25 dias antes de estarem prontos para voar. Durante esse tempo, a mãe cuida deles, alimentando-os no ninho.

Faça sua parte: Para ajudar a conservar o beija-flor-de-orelha-violeta, podemos plantar árvores com flores de que eles gostam em nossos jardins e quintais. Já pensou ter um beija-flor desses perto de sua casa? Também podemos ensinar as pessoas que é muito importante preservar as áreas verdes de nossa cidade para eles terem onde morar e o que comer.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)