Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Peixe-frito-pavonino

03 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
A barriga branca e a cauda longa são características desse pássaro
A barriga branca e a cauda longa são características desse pássaro (Crédito: JOÃO VICTOR PENA /COAVES / DIVULGAÇÃO)

Nome popular:
Peixe-frito-pavonino
Nome científico: Dromococcyx pavoninus (Pelzeln, 1870)

Olá! Hoje vamos falar sobre uma ave muito interessante e com um nome bem curioso: o peixe-frito-pavonino! Vamos descobrir mais sobre ela?

Observe a foto! Sua plumagem é marrom-escura nas costas, com penas que têm pontas brancas ou cinza-claro, dando uma aparência escamada. Ele tem a coroa, a face e a crista de cor ferrugem. A barriga é branca e a cauda é longa, com a parte superior marrom e a ponta branca, enquanto a parte inferior é cinza com uma faixa preta quase no final e uma ponta branca. A garganta e o peito são de cor ferrugem ou bege profundo, sem marcas. A barriga e as coberturas inferiores da cauda são brancas. Mede cerca de 30 centímetros de comprimento.

Vive em bordas de matas primárias e secundárias, além de matas secas. Alimenta-se, principalmente, de pequenos insetos, larvas e minhocas. Geralmente é vista próxima ao solo, e quando voa tem um movimento curioso, quase como uma borboleta, com batidas de asas lentas.

Essa ave tem um comportamento reprodutivo bem diferente: ela é um parasita de ninho. Isso significa que ela coloca seus ovos nos ninhos de outras aves, principalmente os ninhos fechados em forma de bolsa pendular, como de choquinhas e papa-moscas. A fêmea põe um único ovo, branco rosado com manchas roxas, por ninho parasitado. O filhote, ao nascer, retira os ovos ou filhotes do hospedeiro. O período de permanência dos filhotes no ninho é de cerca de 25 dias.

Faça sua parte: Para ajudar a conservar o peixe-frito-pavonino em nossa cidade, podemos proteger as áreas de mata onde ele vive, bem como ensinar as pessoas a não usarem pesticidas sem orientação, para não contaminar e matar os insetos dos quais ele se alimenta.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)