Férias escolares
E aí, como foram as férias ?
O Cruzeirinho foi até um parque conversar sobre o fim do período de descanso e a expectativa do volta às aulas
Julho está acabando e com ele também se vão as amadas férias escolares. “Imagine que durante o ano, as crianças estão como pequenos exploradores em uma grande aventura de aprendizado. Eles descobrem novos conhecimentos, fazem amigos e enfrentam desafios, assim como pequenos heróis. Mas até os heróis precisam de um tempo para descansar e recarregar suas energias, não é? As férias são esse momento especial. É como se fosse um grande abraço no meio da jornada, onde eles podem relaxar, brincar livremente e passar mais tempo com a família”, analisou a pedagoga e pós-graduada em educação infantil Margarete Rodrigues, de 52 anos.
Na última semana do descanso para muitos e com uma tarde ensolarada, muitos avós e pais resolveram levar seus pequenos para brincar no Parque dos Espanhóis, em Sorocaba. E a nossa equipe encontrou uma galerinha que aproveitava cada segundo ao lado dos que amam. Os primos Renan, Luiz e Thomas são um exemplo. O trio, junto à família, armou a toalha, encheu o cooler e todos desfrutaram de um piquenique embaixo de uma bela árvore.
Mas antes da reunião familiar ao ar livre, os pequenos tiveram muitos momentos carregados de prazer. “Fiquei na casa da vovó, joguei bola, fui ao cinema”, contou Renan de Paula Pinto, de seis anos. Seu primo Luiz Henrique de Moura Campos, de cinco anos, já gosta mais das brincadeiras clássicas “pega-pega, esconde-esconde, andar de bike, soltar pipa e jogar futebol são minhas preferidas”, disse.
O mais velho da turma com oito anos, Thomas Miguel da Silva Campos, também fez boa parte das atividades dos primos. Porém, com os poucos dias que restam antes de voltar para a escola, o pequeno quer desenvolver ainda mais sua aptidão para o esporte. “Jogo futebol, basquete, futevôlei. Amo esporte e tem de aproveitar esse tempinho, né?”, comentou o estudante.
Também aproveitando os últimos dias está a Maria Fernanda M. N. C. Sobral. Com 11 anos, a programação da pequena foi cheia. “Brinquei na rua com minhas amigas, fiquei no celular, fui em alguns parques com meu pai e irmão. Também aproveitei para assistir dois filmes no cinema, o ‘Divertida Mente’ e ‘Meu Malvado Favorito 4’”, contou a estudante do 5º ano. “O que mais gostei foi brincar na rua porque vi algumas pessoas da minha escola e foi muito legal. As férias são muito divertidas”, complementou.
Diferente da Maria, que se pudesse teria férias eternas, os garotos não veem a hora de voltar para a escola. “Eu tenho saudade de lá, da minha professora e dos amigos”, confessou Renan, que recebeu um coro dos primos concordando.
E o período sem aulas é importante para o ensino. “Essa pausa também ajuda as mentes a descansar, permitindo que tudo o que aprenderam se firme. Quando voltam, estão prontos para novas aventuras, cheios de energia e curiosidade. Assim, as férias escolares são um presente precioso, um tempo para crescer de outras maneiras, se divertir e estar preparado para o próximo capítulo da história de aprendizado”, explicou Margarete, que tem mais de 30 anos de experiência na educação infantil.
Do outro lado
Assim como os estudantes, os professores também descansam um tiquinho e a volta é tão ou mais esperada. Depois de semanas sem a preocupação de ter de fazer, ou não, lição de casa, voltar com a rotina para os pequenos não é tão fácil. “Mas é também uma oportunidade de reforçar laços e criar um ambiente acolhedor e motivador para os alunos. Estou ansiosa para reencontrar cada um dos estudantes e compartilhar novas aventuras de aprendizado. Juntos, faremos deste novo período letivo um tempo de crescimento e descobertas”, finalizou a profissional.
Últimos dias também devem ser de preparo para a volta às aulas
Os últimos dias das férias são fundamentais para voltar com a rotina escolar. Então, aqui, vão algumas dicas da pedagoga Margarete para as crianças e, também, aos papais para esse período de transição tão importante.
* Retomar gradualmente o horário de dormir:
É importante ajustar o horário de descanso, fazendo com que as crianças vão para a cama mais cedo a cada noite. Isso ajuda a preparar o corpo e a mente para o retorno à rotina escolar.
* Incluir livros na rotina:
A leitura deve ser uma constante na vida das crianças, independentemente de estarem de férias ou não. Aproveite esses últimos dias para compartilhar histórias e despertar a imaginação.
* Organizar os materiais escolares juntos:
Envolva a criança na organização de seus materiais escolares. Esse momento pode ser uma ótima oportunidade para conversar sobre a importância de cuidar dos pertences e criar um senso de responsabilidade. Essas pequenas ações ajudam a tornar a volta às aulas mais tranquila e prazerosa, mostrando às crianças que a preparação também pode ser um momento de carinho e atenção.
* Preparando-se para a volta às aulas:
O diálogo afetuoso com as crianças e familiares é sempre muito bom! Esses últimos dias aproveite cada momento. Possibilite incluir o diálogo longe das telas. Caminhe juntos, brinque, converse, leia, incluindo jogos de cartas, e incentive a imaginação. Cada família tem sua criança única e exclusiva. Vale lembrar também que o tempo passa rápido demais e os momentos especiais são criados por nós. Por isso, valorizem o momento com as crianças.
Galeria
Confira a galeria de fotos