Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Tauató-miúdo

27 de Julho de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O tauató-miúdo é um pequeno gavião que vive nas florestas
O tauató-miúdo é um pequeno gavião que vive nas florestas (Crédito: JOÃO VICTOR PENA/COAVES)

Nome popular: Tauató-miúdo
Nome científico: Accipiter striatus (Vieillot, 1808)

Olá, amiguinho! Hoje vamos conhecer uma ave muito especial: o tauató-miúdo! Ele é um pequeno gavião que vive em nossas florestas. Vamos descobrir algumas coisas incríveis sobre ele?

Observe a foto! O tauató-miúdo tem a parte de cima do corpo cinza-azulada, quase roxa, e fica mais escura na coroa (topo da cabeça). A cauda tem de três a cinco faixas visíveis em um tom parecido com roxo, e a ponta da cauda é branquinha. Quando olhamos para as asas, vemos que são escuras por cima e clarinhas por baixo. As penas das asas têm marquinhas pretas. Já a parte de baixo do corpo é principalmente branca, mas tem barras em tons de rufo (um laranja meio avermelhado) ou alaranjado. Essas barras aparecem no peito, na barriga, nos lados e nas laterais. Os machos medem de 24 a 27 centímetros, e as fêmeas são um pouquinho maiores, com cerca de 35 centímetros. Além dessa diferença, o macho tem a coroa escura e acinzentada. Suas asas têm reflexos cinza-azulados, e a cauda é longa e listrada em cinza e preto. Já a fêmea tem um capuz mais escuro e menos barras no peito. Seus olhos são amarelo-claro.

O tauató-miúdo é um gaviãozinho esperto, que gosta de viver em florestas e matas. Ele também pode ser visto em cidades que tenham um pouco de vegetação. Ele voa baixinho sobre as florestas (subosque) e campos, procurando por comida. Alimenta-se, principalmente, de pequenas aves, como pardais e rolinhas, além de insetos e lagartos.

Na época de reprodução, o tauató-miúdo começa a construir o ninho devagarzinho, mas só fica sério mesmo umas três a quatro semanas antes de colocar os ovos. É como se ele dissesse: “Hora de arrumar o quarto das crianças!”.

Ele gosta de fazer seus ninhos em árvores, principalmente pinheiros e carvalhos. Escolhe galhos horizontais, perto do tronco, no meio das folhas. O lugar ideal fica bem abaixo do topo da árvore, onde os galhos são mais densos e grossos. O ninho é uma plataforma grande feita de galhos, forrado com cascas de árvores e folhas verdes, colocado uns 2,5 a 20 metros do chão. Bem alto não acha?

Tanto o macho quanto a fêmea ajudam a trazer materiais para o ninho, mas é a fêmea que faz a maior parte da construção.

A fêmea põe de dois a quatro ovos que podem variar em cores e padrões, mas são geralmente brancos com manchas marrons. Ela é a responsável por chocar os ovos e fica bem pertinho deles até que estejam prontos para nascer, o que acontece por volta de 16 a 23 dias. O macho traz comida para a fêmea desde o momento em que os ovos são postos até o fim do período de chocar. Ao nascerem, os filhotes já têm os olhos abertos e permanecem no ninho por, aproximadamente, quatro semanas. Ambos os pais cuidam dos filhotes, fornecendo alimento e proteção.

Faça sua parte: Para ajudar a conservar o tauató-miúdo em nossa cidade precisamos ensinar as pessoas a preservarem as florestas no entorno e as áreas verdes na cidade. Também é importante conscientizar as pessoas sobre a importância das aves de rapina no controle de pragas e no equilíbrio do meio ambiente.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)