Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu Já li

Você é perfeito!

20 de Julho de 2024 às 21:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
Livro
Livro "Nosso Corpo é Demais" (Crédito: Divulgação)

Nesses anos como professora, por diversas vezes, ocorreram situações em que as crianças buscavam a mim tristes depois de ouvirem comentários depreciativos sobre seus corpos. Da última vez, uma das meninas, muito chateada veio me contar o que tinha ouvido: “É que os meninos disseram que eu sou gorda.” Eu, que nunca fui magrinha, entendi perfeitamente o motivo daquela tristeza. Com o coração apertado, sabia que era mais do que necessário abordar essa situação de maneira sensível, com todas as crianças. Os dias que seguiram foram de muita conversa, reflexão, compartilhamento de experiências e finalmente chegamos a uma roda de conversa na qual o consenso geral foi de que, realmente, ninguém gostaria de ser julgado ou ridicularizado pela aparência do seu corpo.

Sei que essa conversa ainda vai precisar ser retomada em outras ocasiões, com outras crianças, nos próximos anos letivos, mas me reconforta saber que em comparação ao que eu já vivenciei ao longo da minha vida de professora, isso tem ocorrido cada vez menos, parece que evoluímos, ao menos, as crianças têm evoluído.

Encontrar “Nosso Corpo é Demais” foi uma grata surpresa, das ilustrações ao texto, tudo soa acolhedor. O livro, publicado pela Editora Melhoramentos traz a ideia de promover uma imagem positiva do próprio corpo, ajudando as crianças a desenvolverem autoestima e confiança em si mesmas desde cedo.

Numa sociedade onde há tanta pressão para se conformar a padrões de beleza irreais, ensinar positividade corporal é crucial para o bem-estar emocional e mental de todos. Além disso, ao discutir a diversidade de corpos de forma positiva, as crianças aprendem a respeitar e valorizar as diferenças entre si e os outros, promovendo uma cultura de inclusão e empatia desde cedo.

A autora é Tyler Feder, e embora esse seja seu primeiro livro infantil, ela já fez um quadrinho autobiográfico chamado “Dancing at the Pity Party” com o qual conseguiu tocar muitos leitores com sua profundidade emocional, sendo considerada pelo público e pela crítica uma obra bastante significativa.

Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras