Olha o Passarinho
Coró-coró
Nome popular: Coró-coró
Nome científico: Mesembrinibis cayennensis (Gmelin, 1789)
Olá! Hoje vamos embarcar em uma aventura para conhecer uma ave muito especial: o coró-coró. Vamos descobrir mais sobre ele!
Observe a foto! Seu corpo é todo negro, e sua plumagem é uma mistura de cores fascinantes: as costas (dorso) e as asas apresentam reflexos esverdeados, enquanto a garganta e a testa são cinzas foscas. Suas penas estreitas na nuca e no pescoço brilham em um verde-esmeralda deslumbrante. O bico longo e curvado é esverdeado, bem como os tarsos (as partes das pernas acima dos pés), que são curtos. O coró-coró é uma ave de tamanho médio, medindo entre 48 e 56 centímetros de comprimento.
É um habitante misterioso das matas úmidas. Ele gosta de viver próximo a rios, açudes e lagos, além de florestas alagadas. Seu canto é bem característico e se assemelha a pronúncia onomatopeica “coró... coró... coró... coró... coró...”, por isso seu nome popular. Alimenta-se de invertebrados, como minhocas, insetos, crustáceos e moluscos, geralmente no lodo ou no barro. Além disso, ele também aprecia plantas aquáticas.
Quando chega a hora de construir seu ninho, o coró-coró escolhe a mata alta e alagada. Lá, ele constrói um ninho em formato de plataformas sobre os galhos das árvores. Põe de dois a três ovos, que levam cerca de 24 dias para nascerem. Eles crescem sob os cuidados atentos de seus pais e, com cerca de 23 a 27 dias, os filhotes já estão prontos para suas próprias aventuras.
Faça sua parte: Para garantir que o coró-coró continue a morar em nossa cidade, é essencial que preservemos as áreas de mata úmida e florestas, onde ele encontra refúgio. Devemos também evitar a poluição de rios e lagos, mantendo limpos os ambientes naturais dessas aves, garantindo que os insetos, crustáceos e moluscos estejam sempre lá para o coró-coró se deliciar. Assim, mantemos nosso amigo de penas feliz por aqui e a natureza toda agradece!
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)