Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Tartarugas podem viver na água doce, salgada e até na terra

01 de Junho de 2024 às 22:11
Cruzeiro do Sul [email protected]
Brasil tem 32 espécies de água doce, cinco marinhas e duas terrestres
Brasil tem 32 espécies de água doce, cinco marinhas e duas terrestres (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Tartarugas podem viver em águas doces, no mar e até em terra firme. Elas são répteis da ordem Chelonia. No mundo, são 357 espécies reconhecidas. Já no Brasil, segundo o Ibama, existem 32 espécies de água doce, cinco marinhas e duas terrestres. Infelizmente, algumas espécies encontradas no Brasil estão ameaçadas de extinção em razão da caça predatória e da destruição de seu habitat.

Como é explicado no portal Mundo Educação, todos os animais dessa ordem são facilmente reconhecidos por terem uma carapaça coberta por placas de queratina que têm a função de envolvê-los e protegê-los contra predadores. Elas não têm dentes e são dotadas de um bico córneo na mandíbula superior e inferior.

Apesar de haver espécies que vivem na água, as tartarugas precisam de terra firme para sua reprodução. São animais ovíparos, ou seja, as fêmeas botam ovos em ninhos cavados no solo ou na areia. Quando os filhotes nascem, no caso das aquáticas, já se encaminham direto para o mar e não precisam, assim, dos cuidados dos pais.

No último 23 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Tartaruga. E, no Brasil, existe há 45 anos o Programa Quelônios da Amazônia (PQA). Além de conscientizar as pessoas sobre a importância ecológica desses animais, o PQA garante o repovoamento de três espécies a partir do manejo conservacionista. Desde o início da iniciativa, foram soltos mais de 100 milhões de filhotes de tartaruga na natureza. Os números são muito positivos, mas ainda é preciso fazer mais e trabalhar pela preservação desses lindos e simpáticos animais. (Da Redação)