Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Suindara

25 de Maio de 2024 às 21:29
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ave também é conhecida como coruja-das-torres ou coruja-igrejeira, tem a face em formato de coração
Ave também é conhecida como coruja-das-torres ou coruja-igrejeira, tem a face em formato de coração (Crédito: JOSÉ LUÍS BEVILACQUA/COAVES)

Nome popular: Suindara
Nome científico: Tyto furcata
(Temminck, 1827)

Olá! Hoje vamos embarcar em uma aventura incrível para conhecer uma das aves mais conhecidas no mundo: a suindara ou coruja-das-torres ou coruja-igrejeira. Vamos aprender sobre suas características, curiosidades e como podemos ajudar a protegê-la?

Observe a foto! É conhecida pela sua face em formato de coração. São dois discos faciais bem destacados, que ajudam a levar o som até a entrada dos ouvidos externos. Tem o corpo todo branco “sujo”, com um tom creme com pintinhas marrom-escuras por baixo (no ventre). Por cima, tem as costas (dorso) e as asas em um tom marrom-escuro. O macho possui, em média, 33 a 36 centímetros e a fêmea, 33 a 38 centímetros. Vive em áreas abertas ou bordas de matas. Costuma ocupar edificações humanas abandonadas. Alimenta-se de roedores, insetos, pequenos marsupiais, morcegos, rãs, serpentes, lagartos e aves.

Constrói seus ninhos em rochas, escarpas e cavidades de árvores, mas geralmente o faz em torres de igrejas e casas abandonadas. As fêmeas põem de quatro a sete ovos, que são brancos. O período de incubação dura cerca de 30 dias.

O processo de saída dos filhotes do ovo nas suindaras é fascinante. Quando os filhotes começam a vocalizar dentro do ovo, a fêmea responde com um chamado suave de oferta de alimento. Esse processo geralmente começa à noite e é concluído pela manhã. Os ovos quebram a casca (eclosão) de forma aleatória (cada um em um momento), seguindo os mesmos intervalos de postura. A fêmea pode ajudar quebrando pedaços da casca do ovo. Essas cascas são empurradas para o lado e pisoteadas no revestimento do ninho ou comidas por ela.

Quanto ao cuidado dos pais (parental), a fêmea é responsável por todo o processo de incubação. Começa imediatamente após a eclosão e dura variavelmente até que o filhote mais velho tenha cerca de 25 dias. O macho traz comida para o ninho, mas apenas a fêmea alimenta os filhotes. Inicialmente, a presa é rasgada em pedaços menores para os filhotes, que permanecem no ninho por, aproximadamente, 40 a 50 dias, sendo alimentados pelos pais.

Faça sua parte: A suindara está entre as aves mais “úteis” do mundo, no que se refere à economia do homem, pois consome muitos roedores, principalmente nas proximidades de habitações humanas, fazendo assim o controle de suas populações. Para protegê-la, é fundamental conscientizar as pessoas sobre os perigos do uso de pesticidas e venenos, que podem afetar diretamente as populações de suas presas.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)