Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que Planta é Essa

Pau-brasil

18 de Maio de 2024 às 22:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Essa árvore imponente de Pau-brasil está no Parque da Biquinha
Essa árvore imponente de Pau-brasil está no Parque da Biquinha (Crédito: FOTOS: DIVULGAÇÃO SEMA)

Nome científico:
Paubrasilia echinata
Família: Fabaceae

Você sabia que neste mês celebramos o Dia do Pau-Brasil? O dia 3 de maio é a data marcada para lembrarmos desta espécie tão simbólica e que carrega o nome do nosso País.

O pau-brasil é uma árvore da Mata Atlântica que ocorria em abundância no litoral. Acredita-se que a palavra “Brasil” tem origem em uma expressão que significa “vermelho como brasa”. A espécie recebeu esse nome pelos portugueses devido a sua madeira, que possui uma coloração vermelha intensa. Ela já era conhecida pelos indígenas, que a chamavam de “Ibirapitanga” que, em tupi, também significa “madeira vermelha”.

O pau-brasil foi muito explorado no passado, pois sua madeira era usada para fazer um corante vermelho. Naquela época, a cor vermelha era muito rara e, por isso, muito cobiçada. Além do pigmento, a madeira do pau-brasil também era usada para construir móveis, embarcações e até instrumentos musicais.

Infelizmente, depois de muitos anos de exploração, o pau-brasil quase desapareceu. Por isso, a partir do ano de 1961, ele passou a ser protegido por lei e não se pode mais cortá-lo.

Se você quiser conhecer o pau-brasil de perto, pode visitar lugares como o Jardim Botânico de Sorocaba, o Parque da Biquinha e o Parque da Água Vermelha. Esses espaços possuem alguns exemplares dessa espécie.

O Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada, gratuita. O Parque da Biquinha está na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, Jardim Emília; e o Parque da Água Vermelha, na rua România, 150, Jardim Europa. Ambos também têm entrada gratuita.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba