Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu Já li

Palíndromos divertidos

04 de Maio de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Você sabe o que é um palíndromo? Um palíndromo é uma palavra, frase, número ou outra sequência de caracteres que se lê da mesma forma tanto de trás para frente quanto de frente para trás. Por exemplo: “ovo”, “arara” e “Ame o poema”.

Me lembro que quando criança, da primeira vez que me deparei com uma frase palíndromo fiquei incrédula! Fiquei lendo e relendo inúmeras vezes para ter certeza de que eu não estava enganada. A frase em questão era até meio sem sentido: “Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos” mas realmente, lida em qualquer direção tinha o mesmo significado.

“Otto, o Menino e o Espelho” conta uma história parecida. Para começar Otto nasceu numa família cheia de palíndromos: seu pai se chamava Natan, sua mãe, Ana.

Um dia Otto percebeu que escrever de forma espelhada, além de ser divertido, também podia ter sua utilidade. Ele notou o esforço dos condutores de ambulâncias e caminhões de bombeiro para atravessar ruas congestionadas. Seria muito mais fácil se houvesse um modo dos motoristas identificarem rapidamente que estão sendo ultrapassados por carros de emergência, facilitando a sua movimentação e permitindo que esses veículos avançassem com segurança no meio do trânsito.

Otto concluiu que escrever na frente desses veículos de forma espelhada poderia ser de grande ajuda, já que a palavra ao contrário vista do retrovisor, aparece corretamente no espelho. Animado com a ideia, o garoto resolveu compartilhá-la. Será que ele teve sucesso com sua descoberta?

“Otto, o Menino e o Espelho” é do autor sorocabano Maurício Dellosso, e promete muitas surpresas.

Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras