Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Corais são animais em risco devido ao aquecimento do mar

27 de Abril de 2024 às 23:35
Cruzeiro do Sul [email protected]
Na foto, uma colônia afetada parcialmente pelo branqueamento
Na foto, uma colônia afetada parcialmente pelo branqueamento (Crédito: DAVID GRAY)

Apesar de presos ao fundo do mar como se fossem plantas, os corais são animais. Considerados primitivos, eles vivem em grupos, formando as chamadas colônias e têm uma grande importância no equilíbrio ambiental como um todo. Quando saudáveis, esses animais apresentam cores vivas e diversas. Eles são encontrados em águas quentes e claras, entretanto, estão sofrendo por conta do aquecimento das águas do oceano.

A Agência Norte-americana de Observação Oceânica e Atmosférica (NOAA) publicou no mês de março um alerta sobre os perigos que os corais enfrentam por conta desse aquecimento. Segundo a agência, o fenômeno coloca corais no mundo inteiro em risco. E, como um grande número de animais vivem neles ou neles buscam alimento, além de ali encontrarem ambiente favorável à reprodução, a degradação ameaça um número ainda maior de espécies.

Acontece que, com as águas mais quentes, os corais passam por um processo conhecido como branqueamento. Como o nome sugere, eles perdem as cores vivas, ficando opacos e até mesmo esbranquiçados. Isso acontece pois, diante de altas temperaturas, os corais expelem as algas que vivem em simbiose (grudadas) a eles. E esse branqueamento tem ocorrido em larga escala nos últimos 20 anos, embora nem sempre seja completo nem sempre leve à morte da colônia.

A preservação ambiental e retomada do equilíbrio do meio ambiente são passos essenciais para preservar esses lindos e curiosos animais. (Da Redação)