Música japonesa
Maior Odaiko da América Latina está em Itu
O Odaiko é um dos tambores mais importantes da música tradicional japonesa. Com som extremamente potente e ressoante, esse instrumento é utilizado em diversas cerimônias e festivais tradicionais japoneses.
E, você sabia que o maior Odaiko da América Latina está aqui pertinho de nós? Pesando 400 quilos e com dois metros de altura, o instrumento está no Parque Maeda, que fica em Itu, cidade vizinha a Sorocaba. Ele foi apelidado pelos tocadores de “Gigadaiko”, veio transportado do Japão através de navio em 2011 e estava até então aos cuidados da Associação Brasileira de Taiko (ABT).
Utilizado em eventos importantes da colônia japonesa, o instrumento representa a grandiosidade dos valores propagados pela cultura do taiko, ou a arte dos tambores. Agora, em uma parceria com a ABT, o Odaiko está em exposição dentro do Parque Maeda e pode ser apreciado por todos os visitantes.
Para conseguir tirar um som satisfatório do instrumento, o tocador deve treinar condicionamento físico e técnica de percussão por anos. No Japão, na maioria dos grupos, somente o líder ou o mais talentoso integrante do grupo pode tocá-lo. Para se ter ideia, um Odaiko profissional, feito de tronco maciço e trabalhado internamente, pode ter valor equivalente ao de uma casa no Japão.