Buscar no Cruzeiro

Buscar

OLHA O PASSARINHO

João-botina-do-brejo

20 de Abril de 2024 às 21:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ele tem a testa e coroa vermelho-alaranjadas, as costas marrom-oliva escuro e a garganta e o peito são no tom de ferrugem
Ele tem a testa e coroa vermelho-alaranjadas, as costas marrom-oliva escuro e a garganta e o peito são no tom de ferrugem (Crédito: JOSÉ LUÍS BEVILACQUA / COAVES)

Nome popular: joão-botina-do-brejo

Nome científico: Phacellodomus ferrugineigula (Pelzeln, 1858)

Olá, amiguinhos! Vamos conhecer um pouco mais sobre o joão-botina-do-brejo? Onde será que podemos encontrá-lo em Sorocaba, vamos descobrir? Para facilitar, vamos chamá-lo só de joão? Afinal, ele pode ser nosso amigo, não acham?

Observe a foto!

O joão tem a testa e coroa vermelho-alaranjadas, as costas marrom-oliva escuro e a garganta e o peito são no tom de ferrugem. Seus olhos são castanho-escuros avermelhados e seu bico é cinza escuro. A cauda é longa, em forma de leque e com coloração semelhante à das costas. Ele mede cerca de 18 centímetros.

Vive em áreas brejosas e alagadas, com vegetação, como bordas de florestas, matas ribeirinhas e restingas. É uma ave insetívora, ou seja, alimenta-se principalmente de insetos. Captura seu alimento em folhas e galhos das árvores. O casal faz seu canto em dueto, ou seja, macho e fêmea cantam juntos.

O joão é um ótimo construtor! Ele faz um grande ninho em arbustos e vegetação densa, geralmente pendurado em galhos terminais, feito de gravetos com espinhos e folhas secas. Os ovos são brancos e os pais cuidam deles com muito carinho. O período de incubação, que é o tempo em que os ovos ficam quentinhos até chocarem, é de aproximadamente 15 dias. Os filhotes continuam no ninho por cerca de 16 dias após o nascimento.

Faça sua parte!

Vamos ajudar o joão a permanecer em nossa cidade? Precisamos ensinar as pessoas a preservarem as áreas verdes, mantendo as nossas matas e brejos limpos e protegidos. Também é importante não usar agrotóxico em excesso, pois pode prejudicar os insetos que o joão tanto gosta de comer e, consequentemente, fazer mal para ele.