Eu já Li
Urso e Pinguim
Uma das coisas que eu mais gosto em ser professora é poder ensinar as crianças a nomear suas emoções.
Ser capaz de compreender e expressar a maneira como nos sentimos é essencial para a construção da nossa identidade. Uma frase que tem repercutido bastante ultimamente diz que “a infância é um chão que pisamos a vida toda” e é uma das maiores verdades que eu já ouvi. Se já na primeira infância iniciarmos a construção do entendimento sobre nós mesmos, tudo tende a ser mais leve, mais natural.
“Um mar de amor” publicado pela Companhia das Letrinhas fala dessas emoções guardadas.
Urso e Pinguim são amigos, e vivem em lugares distantes. Determinado a rever o Urso, Pinguim parte em uma longa viagem. Ao chegar em seu destino, a novidade da visita logo é substituída por uma grande revelação. E agora? Será que um segredo pode abalar uma grande amizade? Tudo pode mudar, e o que antes era simples pode ficar muito complicado.
Esta é uma história sobre a coragem e a honestidade de dizer o que se passa por dentro de nós, lá no fundo, onde quase ninguém enxerga e o quanto isso pode ser bonito.
Com ilustrações e palavras aconchegantes ao coração, Pieter Gaudesaboos constrói uma história tocante e autêntica. Uma homenagem ao amor universal, tão necessário a todos nós.
Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras