Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Indonésia registra foto de filhote de rinoceronte-de-java

13 de Abril de 2024 às 21:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Animal tem dobras na pele que lhe dão a aparência de vestir uma armadura. Espécie está ameaçada de extinção e registro reforça esperança de êxito nos esforços pela conservação
Animal tem dobras na pele que lhe dão a aparência de vestir uma armadura. Espécie está ameaçada de extinção e registro reforça esperança de êxito nos esforços pela conservação (Crédito: PARQUE NACIONAL UJUNG KULON / DIVULGAÇÃO)

Um novo filhote de rinoceronte-de-java foi visto em um parque nacional da Indonésia, dando esperança ao esforço de conservação desta espécie ameaçada de extinção.

Uma das características do rinoceronte-de-java é que ele tem dobras de pele que lhe dão a aparência de uma armadura.

O filhote, com idade entre três e cinco meses, foi visto no mês passado por uma das 126 câmeras instaladas no Parque Nacional Ujung Kulon, na ilha de Java.

O mamífero, cujo sexo ainda é desconhecido, foi visto caminhando com sua mãe no parque, o último habitat selvagem remanescente dos rinocerontes-de-java.

“Louvado seja Deus, essa é uma boa notícia e mostra que os rinocerontes-de-java, que existem apenas em Ujung Kulon, podem se reproduzir adequadamente”, disse Satyawan Pudyatmoko, um alto funcionário do Ministério do Meio Ambiente, em um comunicado no último sábado (6).

Após anos de declínio populacional, as autoridades acreditam que restam 82 rinocerontes no santuário de 120.000 hectares.

Eles já foram milhares em todo o Sudeste Asiático, mas sua população diminuiu drasticamente, principalmente devido à caça ilegal. (Da Redação com AFP)