Eu Já li
‘O Jardim da Minha Baba’
"O Jardim da Minha Baba” é uma tocante narrativa inspirada nas memórias da infância do poeta Jordan Scott e ilustrada pelo premiado artista Sydney Smith.
“Baba” em persa, urdu, sânscrito e diversas outras línguas, pode significar: avô (ó), velho (a) sábio (a) ou senhor (a). Também é uma deferência honrosa à pessoa que é assim chamada em diversas culturas da Ásia Ocidental e Sul da Ásia.
O livro explora as imagens, os sons e os cheiros experimentados por um menino que passa as manhãs na companhia de sua avó. Ele a visita todos os dias e a encontra em sua pequena casa abarrotada de ingredientes do seu jardim. Mais tarde, quando a Baba se muda para a casa da família, é o neto quem leva o café da manhã para ela. Essa cena proporciona ao leitor um retorno lindamente elaborado ao ritual visto no início da história.
As páginas conduzem os leitores a compreenderem como a comunicação vai além das palavras faladas. Estão nos gestos, nos silêncios, nas entrelinhas...
A prosa poética de Scott capta momentos de profundo significado, enquanto as ilustrações de Smith conferem uma riqueza adicional à narrativa. Uma história rica em empatia, amor e compreensão — que explora temas profundos como imigração, pobreza, perda e fim da vida.
Publicado pela editora Pequena Zahar.
Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras