Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto cultural

A arte de aprender um instrumento musical

Gratuito, projeto Guri ensina música, aproxima alunos, fortalece convívio familiar e proporciona o desenvolvimento de várias habilidades

06 de Abril de 2024 às 22:20
Thaís Marcolino [email protected]
Aulas são gratuitas e abertas a alunos entre seis e 18 anos
Aulas são gratuitas e abertas a alunos entre seis e 18 anos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

De forma simples, podemos dizer que a música é a arte de organizar sons ao longo do tempo. Mas, como e por que ela se torna arte? As respostas podem ser várias, já que depende, muitas vezes, da percepção de cada um. Agora, se tem uma coisa que a maioria concorda é que a música faz bem e não importa a idade.

A Luiza Galli de Meira tem 11 anos, mas não sabe, ao certo, quando começou sua paixão pela música. Além de estudar alguns instrumentos, ela é filha de professora de música. Aí não tem jeito, a melodia corre entre as veias.

A pré-adolescente participa do Projeto Guri, iniciativa do Governo Estadual que proporciona o ensino da música para interessados que tenham até 18 anos - desde os cinco anos de idade. Agora, Luiza está aprendendo o violão, mas já passou pela iniciação musical e trompete. Com mais sete anos para participar do projeto, ela pretende ficar até o final e melhorar cada vez mais.

“Vim pra cá como ouvinte com a minha mãe. Ela dá aula, hoje, de flauta transversal. Em casa sempre tem música, também toco na missa. Gosto muito de vir pra cá”, contou a estudante. Além de aprender as notas clássicas do violão, a criatividade não para. “Também toco a melodia do Harry Potter no violão e fica muito legal”, complementou.

Além da Luiza, o Projeto Guri, em Sorocaba, tem hoje 700 estudantes que se desenvolvem a cada dia nos cursos de clarinete, contrabaixo acústico, eufônio/bombardino, flauta transversal, iniciação musical para crianças, percussão, saxofone, trombone, trompete, violão, viola, violino, violoncelo, trompa, tuba, coral infantil e coral juvenil. O melhor de tudo é que independente de qual escolher, é tudo de graça.

Com tantos instrumentos, a equipe do Cruzeirinho foi até o local para acompanhar algumas aulas, e conversou com mais alunos. A cada abrir de porta, um som diferente, mas sempre muito agradável.

Um dos que apresenta som agudo, mas ao mesmo tempo doce é a flauta transversal. Quem carrega o instrumento, que acaba sendo mais pesado e complexo em comparação a uma flauta “comum” é a Yasmin Bernardo Mellotto. A escolha se deu porque, enquanto estudava introdução musical, bastou o primeiro olhar e ouvir seu som que logo se apaixonou.

“Quero estudar ainda mais e outros (instrumentos) porque eu gosto muito. Venho de quarta e sexta-feira pra cá depois da escola. Além de cantar e tocar, amo dançar. O mundo das artes é fantástico”, opinou a pequena artista de 10 anos.

Saber tocar um instrumento acaba levando muita gente a desenvolver o canto. Esse é o caso da Quiriate da Silva Mateus Trindade. A estudante de 11 anos chegou no Projeto Guri em 2019 e já passou pela iniciação musical, escaleta e flauta transversal, mas agora participa da turma de canto coral juvenil.

“Minha mãe toca órgão e me trouxe com seis anos. Nunca mais parei. Sinto muita alegria quando venho pra cá. A ansiedade de ser sempre melhor é normal, e eu gosto também”, relatou Quiriate, de 11 anos.

A professora dela é a Márcia Cristiane de Freitas. Com mais de 30 anos de experiência na área musical, sendo 15 deles lecionando no Projeto Guri, a mestre contou um pouquinho de como é aula.

“O corpo é o instrumento, então vai ter de aprender a produzir sons bonitos com o corpo dele, não necessariamente só a voz. É muito interessante porque quando pega um instrumento, ele está fora do corpo. Agora, quando está em você, tem de aprender a dominar o seu som, a fazer um som mais belo, a formar o timbre do grupo. É, realmente, algo incrível”, comentou Márcia.

Da mesma maneira que as aulas de canto coral, as demais também são em grupo. Essa união é um ponto positivo para além dos aprendizados musicais. “Os alunos interagem, vivenciam experiências múltiplas e, apesar de, às vezes existir aquele sentimento de comparação, aprendem a observar e esperar o outro. A música é um começo, mas o que vem acima dele é ainda mais encantador”, complementou a professora.

A Maria Isabel Cezar Campos é umas das que não perde uma aula e faz questão de fazer amigos, além de aprender a música. Com 11 anos, ela já sabe tocar chocalho - que foi um presente de Natal - e flauta doce - comprada com dinheiro próprio que economizou. O objetivo agora é se desenvolver no clarinete, que a pré-adolescente encara como um desafio.

Assim como a Luiza, que falamos lá no começo da reportagem, a Maria também tem inspiração em casa. “Meu pai toca violão, meu irmão violino e a minha mãe canta. Às vezes, a gente senta junto, tocamos e cantamos. É muito gostoso”, finalizou a estudante.

 

Conheça os cursos oferecidos

Sorocaba: clarinete, contrabaixo acústico, eufônio/bombardino, flauta transversal, iniciação musical para crianças, percussão, saxofone, trombone, trompete, violão, viola, violino, violoncelo, trompa, tuba, coral infantil e coral juvenil

Endereço: rua Ana Candida Correa Marins, 35 - Jardim Sandra
Contato:(15) 32334065

Araçoiaba da Serra: clarinete, contrabaixo acústico, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, viola, violino e violoncelo

Endereço: rua Pedro Nolasco Vieira, 120, Centro
Contato: (15) 3281-2366

Capela do Alto: clarinete, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, iniciação musical para crianças, percussão, saxofone, trombone, trompa e trompete

Endereço: rua Antônio Guilherme, 441
Contato: (15) 99855-1799

Cerquilho: cavaco, clarinete, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, tuba, violão e bandolim

Endereço: rua Dos Ipês, s/nº, Centro
Contato: (15) 3384-1796

Itapetininga: coral juvenil, iniciação musical para crianças, percussão e violão

Endereço: rua Prudente de Moraes, 716 Centro
Contato: (15) 3272 -5879

Itu: contrabaixo acústico, coral juvenil, viola, violino, violoncelo e iniciação musical para crianças

Endereço: praça Doutor Gaspar Ricardo, 73 Liberdade
Contato: (11) 4850-7992

Mairinque: clarinete, contrabaixo acústico, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo

Endereço: avenida José Maria Whitaker, 471, Jardim Cruzeiro
Contato: (11) 4718-4326

Piedade: clarinete, contrabaixo acústico, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, viola, violino, violoncelo e iniciação musical para crianças

Endereço: rua Lupercio da Silveira Baldy, 187
Contato: (15) 3244-4579

Porto Feliz: violão, percussão, coral juvenil e iniciação musical para crianças

Endereço: rua Othoni Joaquim de Souza, s/nº
Contato: (15) 3262-9612

Salto: percussão, violão, cavaco e coral juvenil

Endereço: av. Princesa Isabel, 250 - Jardim Santa Cruz
Contato: (11) 4840-8374

São Roque: coral juvenil, clarinete, contrabaixo acústico, eufônio/bombardino, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo

Endereço: rua Araçaí, 250, Centro
Contato: (11) 4784-3076

Votorantim: cordas agudas, cordas graves, coral juvenil, iniciação musical para crianças, percussão e violão

Endereço: avenida São João, 649 - Jardim Icatu. Contato: (15) 3243-1191

 

Galeria

Confira a galeria de fotos