Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Estudo aponta que cães entendem os humanos

30 de Março de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]

Pesquisa avaliou se os animais reconhecem as palavras
Pesquisa avaliou se os animais reconhecem as palavras (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Até agora, a ciência não conseguia responder com precisão se os cães eram realmente capazes de entender o significado das palavras que lhes são ditas, mas uma nova pesquisa divulgada este mês mostrou avanços acerca do tema. Publicado na revista científica Current Biology, o estudo sugere que a memória dos cães é ativada ao ouvir os nomes de seus brinquedos favoritos.

“Não é tão evidente que os cães saibam o que é uma ‘bola’”, explicou à AFP a coautora, Lilla Magyari, da Universidade Eotvos Lorand na Hungria. Em Budapeste, no laboratório de Magyari, a pesquisadora e seus colegas aplicaram os testes a 18 cães usando uma técnica de imagens cerebrais. Para o tanto foi necessário colocar eletrodos nas cabeças dos animais, a fim de monitorar as atividades cerebrais deles.

Seus donos pronunciaram diferentes palavras para os brinquedos com os quais estavam mais familiarizados. “Kun-kun, olhe, a bola!”, disseram a um deles, por exemplo, e então mostravam um objeto correspondente a palavra e outro não correspondente.

Após analisar as gravações, a equipe encontrou diferentes padrões cerebrais para quando os objetos coincidentes ou não com as palavras associadas eram mostrados aos cães. Os cientistas afirmaram que essa configuração experimental é aceita como evidência de “processamento semântico” ou seja, de que os cães compreendem o significado de algo dito pelos humanos.

“Descobrimos que funcionou em 14 cães, o que demonstra que o efeito que observamos em nível do grupo não se deve apenas a alguns cães excepcionais”, explicou à AFP Marianna Boros, outra coautora do estudo. (AFP)