Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o Passarinho

Marianinha-amarela

23 de Março de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
A marianinha-amarela vive em áreas como de matas ciliares, florestas e capoeiras
A marianinha-amarela vive em áreas como de matas ciliares, florestas e capoeiras (Crédito: JOSÉ LUÍS BEVILACQUA / COAVES)

Nome popular: Marianinha-amarela
Nome científico: Capsiempis flaveola (Lichtenstein, 1823)

Dizem que ela é uma grande comedora de insetos, pois seu nome científico quer dizer “engolidora de moscas”. Vamos conhecer um pouco mais sobre a marianinha-amarela?

Observe a foto! Possui a cabeça e costas na cor verde-olivácea, com uma coloração amarela clara. Os olhos negros são margeados por uma sobrancelha grossa amarela que chega a cobrir parcialmente os olhos. As asas têm uma coloração amarelo-claro e apresentam duas barras (listras transversais) também amarelas. O peito e a barriga são pálidos e parecem ligeiramente estriados de cinza. A cauda é fina, alongada e tem a extremidade afilada, com tons amarelados e oliváceos. Seu bico é curto, preto e a base da mandíbula pode ser rosada. Mede cerca de dez centímetros de comprimento.

Vive em ambientes como florestas (geralmente na borda), matas ciliares, cerrados, capoeiras e até mesmo em praças e parques nas cidades. Sua dieta consiste, principalmente, de pequenos insetos, mas ocasionalmente ela também se delicia com pequenos frutos.

O ninho tem formato de tigela aberta e é feito com materiais, como folhas, fibras vegetais e teias de aranha. Escolhe um local entre três e sete metros de altura, geralmente em uma forquilha ou fenda de árvore com folhagem densa. Põe de dois a três ovos de coloração branca com manchas escuras.

Faça sua parte: Vamos plantar mais árvores nativas em nossa cidade para ela ter locais de abrigo, alimentação e reprodução. Também é importante ensinar as pessoas que não se deve usar pesticidas, pois eles podem afetar negativamente os insetos dos quais a ave se alimenta, e preservar as áreas verdes para manter os habitats naturais da marianinha-amarela e, assim, ela poder permanecer em nosso município.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)