Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diversão e conhecimento

Parque da Biquinha oferece visitas monitoradas

09 de Março de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
São três roteiros diferentes e ainda existe a opção de atividades nas escolas
São três roteiros diferentes e ainda existe a opção de atividades nas escolas (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Um dos parques mais tradicionais de Sorocaba está com inscrições abertas para as visitas monitoradas ao espaço, que acontecem às sextas-feiras, no período da manhã. A visita é voltada para as escolas de educação infantil e fundamental. São três roteiros: “Conhecendo o Parque da Biquinha”, “Conhecendo as Aves do Parque” e “Cultura Indígena”. Que tal saber mais um pouco sobre cada um deles?

No primeiro, o grupo percorre as principais trilhas e conhece a história do parque, os abrigos da biodiversidade e a nascente que dá nome ao local. O ciclo da água, a vegetação existente, incluindo as principais árvores, além das aves e outros animais que habitam o espaço ecológico também serão tema nesse roteiro.

Já no “Conhecendo as Aves”, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) oferece aos participantes a oportunidade de manusear materiais biológicos de aves. A observação também está programada para a atividade. O objetivo é conhecer as principais aves que habitam o Parque da Biquinha, bem como suas curiosidades e características.

Por fim, a visita monitorada com a temática “Cultura Indígena” conta com exposição e manuseio de peças indígenas, interação com um fantoche de “indiozinho”. Nessa visita, os participantes também terão uma oficina de pintura ou enfeites indígenas como colares, utilizando folhas secas e miçangas.

Bica vai à escola

Engana-se quem acha que para aprender só indo até lá. A equipe da Sema prepara o material para levar um pedacinho do Parque às unidades de educação infantil. Em “Bica vai à escola”, o intuito é conscientizar os pequenos, levando às escolas temas ligados à preservação do meio ambiente, de forma recreativa e interativa, utilizando material biológico, jogos educativos, binóculos, fantoches, entre outros, conforme o tema escolhido pela escola: “Aves” ou “Cultura Indígena”.

Independente da atividade escolhida, é necessário agendar. Ele ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. (Da Redação)