Biologia Marinha
Estudo acompanha as baleias jubarte
Pesquisa mostra também queda no número de baleias que migram para o Havaí
Um estudo feito por 75 pesquisadores acompanhou as baleias jubarte entre os anos de 2012 e 2021. Os resultados desse estudo, publicados no final do mês de fevereiro pela revista Royak Society Open Science, não são animadores. Durante esse período, o número de animais no oceano Pacífico Norte reduziu em 20%. Uma hipótese é que isso tenha sido consequência do aquecimento das águas e da poluição dos mares. Atualmente são 26,6 mil animais no Pacífico Norte.
Segundo o autor do estudo, Ted Cheeseman, biólogo especializado em baleias da Universidade Australiana de Southern Cross, a pesquisa também identificou uma queda no número de baleias que migram para o Havaí, chegando a 34%.
As baleias jubarte não estão ameaçadas de extinção, mas enfrentam os impactos da poluição sonora e do tráfego marítimo. A vasta região do Pacífico Norte sofreu uma enorme onda de calor oceânico entre 2014 e 2016, com picos de temperatura - entre 3ºC e 6ºC - alterando os ecossistemas e a cadeia alimentar dos grandes cetáceos.
A informação também surpreende porque as baleias jubarte, que estiveram ameaçadas de extinção no final da década de 1960 devido à pesca comercial, pareciam estar se recuperando, após a proibição da caça imposta em 1982 pela Comissão Baleeira Internacional. (Da Redação com Informações da AFP)