Olha o passarinho
Teque-teque
Nome popular: Teque-teque
Nome científico: Todirostrum poliocephalum (Wied, 1831)
Ele é um passarinho muito pequeno e ligeiro, que vive em nossos quintais, praças e parques. Quer saber um pouco mais sobre o teque-teque? Vamos lá?
Observe a foto! Ele tem o peito e a barriga na cor amarelo-vivo e a parte de cima do corpo verde-oliva, com a cabeça cinza e a face mais anegrada. As asas e a cauda são pretas, com algumas listras amarelas bem finas. Também possui duas listras transversais amarelas por cima das asas. O bico é proporcionalmente longo e achatado na base, e os olhos têm a íris na cor amarelo-vivo. A característica principal para identificá-lo é que possui uma “faixa” amarela entre o bico e o olho, que é uma região chamada de loro. O teque-teque mede cerca de dez centímetros de comprimento. Bem pequenininho, não acha?
Vive em áreas abertas ou com vegetação, como matas secundárias e matas de galeria, campos, pastagens, savanas e brejos. Também pode ser encontrado em áreas urbanas, como parques, praças e quintais, como já mencionado. Alimenta-se de insetos e outros pequenos animais que ele captura no ar ou nas plantas. Ele também pode comer pequenos frutos. Canta o tempo todo e o som parece que ele diz “teque... teque... teque”, por isso seu nome popular.
Constrói um ninho fechado em forma de saco (globular), com uma entrada lateral e apoiado quase que pendurado em galhos de árvores. Para fazer o ninho, utiliza caules secos, folhas, lascas de casca, fibra de sementes e seda de aranha. A fêmea põe de dois a três ovos de cor salmão-pálido, com pequenas manchas marrom-avermelhadas, mais concentradas na extremidade (pode conter ovos brancos no ninho). Os ovos são chocados por ambos os pais, por cerca de 15 dias.
Faça sua parte
Assim como todos os animais, o teque-teque é uma ave muito importante para o equilíbrio da natureza, pois realiza seu papel fazendo o controle de população de insetos, por exemplo. Vamos fazer a nossa parte para proteger essa espécie e o seu ambiente. Para isso, podemos plantar árvores nativas para ele ter onde morar e fazer seu ninho, além de ensinar as pessoas que não se deve usar pesticidas e venenos, pois podem contaminar o principal alimento do teque-teque, que são os insetos.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)