Olha o passarinho
Fevereiro
Somos um pais de dimensões continentais, onde diversas culturas e crenças coexistem. Conhecer e respeitar essa diversidade confere ainda mais beleza a essas manifestações, como é o caso do belíssimo livro “Fevereiro” de Carol Fernandes, que nos apresenta o grupo de afoxé Filhos de Gandhy.
Foi em 1948 que nasceu o precursor dos Filhos de Gandhy: o bloco Comendo Coentro, fundado por estivadores do porto de Salvador. O grupo saiu em um caminhão tocando instrumentos de metal e desfilou elegantemente trajado com chapéu panamá e roupas de linho. Já em 1949, o estivador Vavá Madeira, influenciado pela mensagem de paz e não violência de Mahatma Gandhi, assassinado em 30 de janeiro de 1948, sugeriu que o bloco fizesse uma homenagem ao líder indiano.
Desde então o grupo pinta de branco e azul as ruas de Salvador, com seus mais de 10 mil integrantes.
A autora oferece o livro a Gilberto Gil, um dos filhos de Gandhy, e conta que sua inspiração vem das memórias de sua avó Daici, que mora na capital da Bahia há mais de 50 anos. Pelas páginas ela narra com imagens e palavras um dia na vida de uma criança imersa nessa linda manifestação cultural. Uma publicação imperdível da Editora Caixote.