Olha o passarinho
Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado
Nome popular: Maria-cavaleira- de-rabo-enferrujado
Nome científico: Myiarchus tyrannulus (Statius Muller, 1776)
Hoje vamos aprender sobre a maria-cavaleira-de-rabo-ferrugem. Dizem que uma característica para ajudar a identificá-la é o seu crânio mais alongado, será mesmo?
Observe a foto! Ela possui a parte de baixo da barriga na cor amarela e o peito esbranquiçado, como se tivesse um capuz que descesse para a garganta e o peito. A cabeça e as costas são marrons, e as asas são marrons com duas faixas bem evidentes transversais e as pontas na cor ferrugem. A cauda tem ferrugem tanto por cima quanto por baixo, mas nem sempre é fácil de ver. Mede aproximadamente 20 centímetros de comprimento.
Vive em áreas abertas, como campos, pastagens, savanas e brejos, além de bordas de mata. Ela também pode ser encontrada em matas de galeria e montanhas. Pode executar movimentos de migração dependendo da região.
Alimenta-se de insetos e outros pequenos animais que ela captura no ar ou na vegetação, mas pode comer também frutos. Ela é uma ave muito sociável, que vive em bandos de até 20 indivíduos. Seu canto parece um soluço repentino.
Constrói seu ninho em cavidades de árvores ou cactos, usando ramos, fibras, paina, pelos de mamíferos, escamas de serpentes e plumas de aves. É comum vê-la usando mourão de cerca oco como local para fazer seu ninho. Põe de dois a quatro ovos com coloração bem variada, mas com predomínio de branco-amarelado com manchas violetas. Os pais cuidam dos filhotes até eles se tornarem independentes.
Faça sua parte
A maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado é uma ave muito importante, pois ela pode ajudar no controle de pragas de insetos e na dispersão de sementes das plantas. Podemos ajudar na permanência dela em nossa cidade, plantando mais árvores nativas e ensinando as pessoas que não devemos destruir e nem poluir as áreas naturais.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)