Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

‘Adeus, Ano Velho, Feliz Ano Novo!’

Personagens do Cruzeirinho nos contam como foram as festas de fim de ano e o que esperam de 2024

06 de Janeiro de 2024 às 22:01
Thaís Marcolino [email protected]
Maria Ferreira, de 11 anos, se dividiu nas comemorações entre Itararé e Sorocaba
Maria Ferreira, de 11 anos, se dividiu nas comemorações entre Itararé e Sorocaba (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

O fim de ano é a época que a imaginação aflora e as crianças ficam animadas, cheias de energia e prontas para muita diversão. Esse tempo também é de celebração, agradecimento, reflexão, união e renovação. Pensando nisso, nós reunimos alguns personagens que participaram de edições do suplemento no ano passado para contarem como foi a festividade na família de cada um.

Apesar das festas íntimas e simples, a pequena Laura Trentin Gomes, de quatro aninhos, teve uma experiência muito legal pouco antes do dia 25 de dezembro: fez a clássica casa de biscoitos (muito comum nos Estados Unidos) com a presença de seu primo Albert, da Suécia. Os biscoitos natalinos, chamados de gingerbread, também foram pro forninho.

Laura Gomes, de quatro anos, recebeu a visita do primo sueco Albert - ARQUIVO PESSOAL
Laura Gomes, de quatro anos, recebeu a visita do primo sueco Albert (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Devido à idade, conversamos com a mãe da Laura, a jornalista Amanda Trentin, que nos contou como a filha se sentiu com a experiência. “Foi uma diversão incrível pra ela, e com certeza ficou gravado na memória dela”, comentou. Depois da “prévia”, hora de comemorar de verdade. “As nossas festas de fim ano foram muito íntimas e simples. Ficamos na casa da minha mãe, como sempre fazemos. Reunião familiar com muita comida boa e jogos divertidos”, complementou a mãe.

As festividades têm muitos significados. Quando crescemos, temos mais noção disso, mas, para a idade da Laura, por exemplo, o imaginário ainda se faz mais presente. Apesar disso, a jornalista disse que a filha adorou. “Todo mundo tem uma memória que aquece o coração quando se lembra dessas celebrações. Acredito que isso é de um valor inestimável. Faz um bem danado! E tudo que queremos é que as memórias afetivas continuem existindo de geração pra geração, que traga sempre uma sensação de paz e alento ao ser lembrada”.

  - ARQUIVO PESSOAL
(crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Já a Maria Ferreira, de 11 anos, caiu na estrada entre as comemorações de Natal e Ano Novo. A primeira parada foi em Itararé, quando esteve com a mãe e o padrasto celebrando a chegada do bom velhinho. Na semana seguinte voltou para Sorocaba e comemorou a chegada de um novo ano com o papai e madrasta.

“Eu gostei que no Natal eu dormi na casa da minha prima e brincamos muito. No Ano Novo, eu e meus pais vimos os fogos de artifício juntos”, comentou a pré-adolescente. Indagada sobre qual data gosta mais, escolher um só foi impossível. Afinal, é tudo tão legal, né?.

“Eu não sei do que mais gosto, pois gosto de tudo, das festas, dos doces, das confraternizações. Não tenho uma comemoração de que gosto mais, porque as duas tem sua importância para mim”, complementou a estudante do Colégio Politécnico -- mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), assim como o jornal Cruzeiro do Sul.

Vovô vestido de Papai Noel fez a alegria dos irmãos Manuela Costa, de 11 anos, e Theo, de cinco - ARQUIVO PESSOAL
Vovô vestido de Papai Noel fez a alegria dos irmãos Manuela Costa, de 11 anos, e Theo, de cinco (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Se Natal e Ano Novo são considerados como sinônimo de família, os irmãos Manuela e Theo Rodrigues Costa aproveitam para ficar ainda mais juntos nesses feriados. “Eu gosto muito da época do Natal porque a gente reúne a família e também a tradição de meu vovô se vestir de Papai Noel. As crianças amam, ficam loucas”, disse a estudante de 11 anos.

Seu irmão, o Théo, de cinco anos, aproveita a época natalina pra pedir presentes. A mãe deles, Cíntia Costa, nos contou que ele ganhou o flutuador (colete salva vidas), que também estava em sua lista de presentes. Ganhou também o caminhão de bombeiros. Uau, quantos brinquedos, hein? A data, para o pequeno, também é muito divertida, principalmente por ele ter a chance de ver lugares decorados.

No Ano Novo, a família Rodrigues Costa aproveitou ainda mais o feriado para pegar umas piscininha e comemorar a virada do ano. “Brinquei muito com meus primos. Na virada, estouramos um champanhe da Mulher Maravilha e foi muito legal. Vai ficar na minha memória”, disse a Manu.

Cada celebração foi diferente, mas uma coisa que é igual foi: a união familiar. E isso é o que mais importa.

Um 2024 novinho em folha para fazer e acontecer

Depois de aproveitar essas duas datas tão emblemáticas do calendário, ainda resta um tiquinho das férias pra aproveitar, não é mesmo? Laura, Maria, Manuela e Theo aproveitaram para nos contar o que planejaram para as próximas semanas.

A Maria Ferreira quer andar de bicicleta com os pais, organizar o guarda roupa e aproveitar o tempo com eles. “E também viajar para a praia”. Com esse calor, a praia é uma ótima saída mesmo. Arrasou!

Maria Ferreira vai à praia em janeiro - ARQUIVO PESSOAL
Maria Ferreira vai à praia em janeiro (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Já a pequena Laura, junto da mamãe Amanda, deve pegar a estrada logo, logo. “Em janeiro nós vamos viajar, como fazemos todo ano. Mas de atividades extras não temos nada programado. O mais comum é trazer amiguinhos para passar o dia em casa e brincar em alguns dias”, contou a mamãe dela.

E os irmãos Manu e Theo? Esses já vão se aventurar nos brinquedos do Parque Aquático. A diversão está garantida para essa galerinha hein? (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos