Eu já li
Únicos e extraordinários
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
O Transtorno do Espectro do Autismo é uma desordem do desenvolvimento neurológico, um distúrbio chamado espectro justamente por se manifestar de maneiras diferentes e em diferentes níveis de intensidade. Cada indivíduo tem um conjunto de características bastante particulares. Tudo isso influencia como cada autista se relaciona, se expressa e se comporta.
Pesquisadores e médicos de todo o mundo estudam o autismo desde 1908, mas só 100 anos depois, em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Tudo com o intuito de chamar atenção da população sobre a importância de conhecer e lidar com o transtorno, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo -- uma a cada 36 crianças, segundo a Organização Mundial de Saúde. As novas descobertas e estudos melhoram a vida dos pacientes, e auxiliam todos nós a incluí-los no dia-a-dia.
Hoje é comum encontrar crianças dentro do espectro autista, e cada uma delas nos ensina algo novo. No último ano, eu aprendi com o meu aluno autista a ver melhor os detalhes: enxergar uma minúscula mariposa entre as folhas, por exemplo. E ele também treinou os meus ouvidos, já que para ele, era importante conhecer o som de cada passarinho e saber seu nome. Uma criança autista enriquece de sensibilidade quem está ao seu redor, e na busca de fazer as demais crianças compreenderem melhor a sua condição eu encontrei o livro “Autismo explicado para crianças” escrito por uma mãe e seu filho, ambos dentro do espectro autista.
Kaká e Matheus Koerich Lobe nos ensinam a pôr em prática a inclusão, e incentivam os autistas a acreditar no próprio potencial. Uma publicação da editora nVersinhos.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil