Cruzeirinho
Um castelo igual aos dos filmes e desenhos
Construção fica no Parque Educacional Padre André Pieroni Sobrinho, em Araçoiaba da Serra
Feche os olhos e pense em um castelo. Sua mente, provavelmente, está indo para os livros, filmes ou desenhos infantis que englobam a residência oficial dos príncipes e princesas. Hoje, esse tipo de casa não é tão comum, mas aqueles que sobreviveram ao tempo podem ser conferidos em vários locais do Brasil afora. Você sabia que até na nossa região, mais precisamente em Araçoiaba da Serra, há um “Castelinho” que encanta quem vê pela primeira vez tão de pertinho tal construção? Pois é. Ele está localizado dentro do Parque Educacional Padre André Pieroni Sobrinho, no Jardim Garret.
“É a primeira vez que venho aqui e estou achando bem legal. Não imaginava que um castelinho fosse assim. As pedrinhas dele são bem diferentes dos que vi nos desenhos”, contou a estudante Beatriz Vitória da Silva, de seis anos. Ela foi acompanhada no passeio pelos seus pais Marlene e Jocimar e da cunhada Raissa.
A pedra que a Bia achou curiosa é do tipo arenito, e muito usada na década de 1960 -- período em que o Castelinho começou a ser construído. O material era coletado no bairro dos Farias e na Floresta Nacional de Ipanema.
O responsável por buscar os materiais e projetar o Castelinho foi o padre André Pieroni Sobrinho. Por isso, o parque leva o nome dele. O pároco era apaixonado por história e confeccionou uma pequena maquete em madeira, representando um castelo da época medieval italiana. O local em que o Castelinho está teria como função a sede de sua casa paroquial.
Durante a obra, moradores da comunidade passaram a auxiliá-lo, como Benedito de Oliveira Campos e Izaltino Sotto. O projeto tinha todas as características de um castelo tradicional: as duas torres, o espaço para que as tropas pudessem ser posicionadas em caso de confronto, a “ponte” que dava o acesso à entrada principal, entre outros. Uma curiosidade da concepção é que os alicerces têm três metros de profundidade.
Porém, em 1972, a obra teve de ser paralisada porque o padre Pieroni adoeceu. Ele faleceu em abril do mesmo ano e ninguém mais deu prosseguimento ao projeto. Hoje, de acordo com os responsáveis pelo local, 70% da ideia original foi concluída.
Da década de 70 pra cá, o espaço ficou com a família, foi alugado e, em 2021, foi comprado pela Prefeitura, passando a pertencer, de fato, ao patrimônio da cidade.
A Manuela Burraldon Andrade, de seis anos, foi com seu primo Miguel Rocha Burraldon, de sete, visitar o Castelinho mais uma vez e a cada ida, um novo detalhe é percebido. “É diferente do que eu já vi na televisão, mas é interessante”, relembrou o garoto. Já Manu olha pra a obra de maneira curiosa e nos contou que tem vontade de entrar lá dentro. “Já sabia um pouquinho da história dele e só fico triste por que não dá pra entrar lá”, disse.
A intenção da estudante é quase a mesma de muitos que visitam o local e tiram fotos. Mas temos uma boa notícia. De acordo com o administrador do parque, Fausto de Barros, a ideia é dar início à reforma no primeiro semestre de 2024 e, assim, concluir o que faltou no projeto do padre. Quando finalizado, o espaço interno deve ganhar museu sobre a vida do idealizador e a tão esperada ponte deve ser feita.
“A gente recebe as pessoas aqui e vê muitas histórias a respeito assombrosas do castelinho, falam que o padre morreu enforcado, filmes de terror que aconteceram, então sempre tem uma parte mística sobre o castelinho. E agora, com essa redescoberta de algo que estava escondido, a gente aproveita para contar a história um pouquinho do que realmente é”, comentou Fausto.
Mas o parque não é só isso...
O Parque Educacional Padre André Pieroni Sobrinho é um espaço com muitas atividades, como oficinas culturais, de artesanato, desenho, música, entre outros. Para quem gosta de praticar esportes, há uma quadra, e se ficar quietinho contemplando o verde e tirar uma sonequinha depois de brincar nos brinquedos é o que lhe atrai, o espaço também proporciona isso.
Durante o período de aulas, o local abre para o público geral apenas aos finais de semana e feriados. Porém, com as férias, a família toda pode curtir o passeio. Em uma das atividades encontramos a Julia Gois de Oliveira, de 8 anos, que estava acompanhada de sua mamãe, a Luizeila de Gois Vieira Oliveira.
A dupla contou que sempre que podem participam das atividades, que incluem pintura facial, adoção de cães e gatos, brincadeiras lúdicas e fantoches, entre outros. “Gosto de vir pra cá por que faço bastante atividade. Aqui é bem grande, não sabia que tinha esse tamanhão”, disse a pequena.
A responsável pela programação para a criançada -- e também os adultos --, é a Maria Cecília de Sá. Ela relatou que já tem planejado a fabricação de pulseiras, pinturas com CD’s, entre outros.
Para saber a programação completa de férias e tirar outras dúvidas, basta conversar com o Fausto, administrador do parque, no número (15) 98127-2522. (Thaís Marcolino)
Serviço
Parque Educacional Padre André Pieroni Sobrinho
De terça à domingo, das 7h às 17h (durante as férias de janeiro)
Endereço: Rua Benedito Maria Pontes, no Jardim Garret, em Araçoiaba da Serra
Galeria
Confira a galeria de fotos