Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Papai Noel anda de trem em Sorocaba

Nos trilhos do Trem Iluminado, uma mensagem de amor, esperança e, principalmente, criação de memórias

23 de Dezembro de 2023 às 22:01
Thaís Marcolino [email protected]
O trem vai da Estação Paula Souza até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência
O trem vai da Estação Paula Souza até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência (Crédito: THAÍS MARCOLINO)

Um dos meses mais mágicos do ano com certeza é dezembro. Isso por que o Natal - celebrado amanhã (25) -- tem todo aquele clima familiar, de amor, esperança e, principalmente, criação de memórias. Sabe o que também viaja em Sorocaba carregando esses sentimentos? O trem! Isso porque ele transporta consigo aquela sensação de estar visitando o passado, se imaginar em uma outra época e guardá-lo na lembrança.

E já que a época natalina movimenta tantas decorações por aí, por que não colocá-la não só dentro de um trem, mas em uma estação ferroviária e por onde o trem passa? Essa foi a ideia da Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária que, com a ajuda de parceiros e da Prefeitura de Sorocaba, acabou por chamar a atenção da criançada.

Manuela Cesar, de 11 anos, viajou com os papais Simone e Filipe - THAÍS MARCOLINO
Manuela Cesar, de 11 anos, viajou com os papais Simone e Filipe (crédito: THAÍS MARCOLINO)

A Manuela Gobbo Cesar, de 11 anos, estava toda ansiosa para subir no trem pela primeira vez e nos contou que a iniciativa de embarcar partiu dela. “Vi nas redes sociais o passeio, pedi para os meus pais e eles realizaram meu desejo. Sempre via nos filmes os trens e tinha vontade de saber como era por dentro e passear neles”, disse a estudante. Viver a experiência com a época que a pequena mais gosta também é um ponto positivo. “O Natal é muito legal, é a mais divertida pra mim. Ver um trem iluminado de natal é mais legal ainda e já vi o Papai Noel por aí também”, complementou Manu, que foi acompanhada dos papais Simone Gobbo e Filipe Silva Cesar.

Bilhete na mão, hora de subir as escadas e se deparar com uma decoração interna toda cheia de luzinhas e cores características da época, como verde e vermelho. Tudo certo, que a viagem seja iniciada. Bastou a buzina ser acionada pela primeira vez para que a turma toda fosse ao delírio.

O trajeto, com extensão de 1,5km, vai da Estação Paula Souza até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência. O passeio que dura, em média 35 minutos, passa por algumas ruas e avenidas da cidade e, para avisar os motoristas de que o trem se aproxima, a buzina volta a tocar. Nesse momento, a interação do público é imensa, muitos acenam para os que estão na rua e nas casas próximas a ela férrea. Alguns podem não saber, mas a buzina é um item de segurança muito importante, pois evita acidentes.

As irmãs Giovana e Ana Hessel, de sete e 10 anos, com os tios - THAÍS MARCOLINO
As irmãs Giovana e Ana Hessel, de sete e 10 anos, com os tios (crédito: THAÍS MARCOLINO)

As irmãs Giovana e Ana Laura Lima Hessel, de sete e 10 anos, respectivamente, não tiravam o olhar da janela. “Adorei, é muito legal”, contou Ana. A iniciativa em levar as meninas ao passeio partiu dos titios Larissa e Rafael, que aproveitaram para revisitar as próprias memórias. “Quando era bem pequena andei de trem uma vez, fiz uma viagem breve e agora é uma emoção em reviver a experiência e proporcionar a elas esse sentimento tão gostoso”, comentou Larissa.

Como o passeio é especial e temático do Natal, nada mais justo que o bom velhinho também comparecesse. Em todo percurso, o Papai Noel andava pelo corredor do trem, agitando o seu sino e anunciando sua chegada. Até rolou docinhos para os passageiros. Ô “rolê” bom demais, hein?

O bom velhinho foi atração durante os passeios   - THAÍS MARCOLINO
O bom velhinho foi atração durante os passeios (crédito: THAÍS MARCOLINO)

Uma característica nesses passeios de trem é que é muito difícil encontrar pessoas viajando sozinho. Na grande maioria são amigos, casais, famílias, entre outras formações. Essa configuração é tão característica do natal, né? Afinal, como dissemos lá no começo do texto, essa época é muito familiar e carregada de união.

Por falar em grupo unido, a Andrea Rozendo de Moraes convocou uma galera que não fez feio. Ela levou não apenas os filhos para o passeio, mas também amigas junto de seus filhos. Animados do início ao fim, o grupo de 10 pessoas se divertiu muito. “É a primeira vez que viemos a um trem iluminado, foi bem diferente e legal. Nos divertimos e amamos. Valeu muito o passeio de final de ano. Esse espírito natalino abrilhantou ainda mais a experiência”, contou a professora.

“Foi uma aventura inesquecível. É muito bom a gente ter a oportunidade de vivenciar essas coisas”, refletiu a Maitê Silva Ferreira, de 10 anos.

Todos a bordo

Os passeios do Trem Iluminado só ocorrem no mês de dezembro. Mas, durante todo o ano, a Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária sempre programa viagens temáticas e passeios regulares. Para saber mais sobre o projeto e já colocar na agenda o próximo passeio, acesse o perfil @mpfsorocabana no Instagram.

Antes de encerrar, duas curiosidades. No momento, quem traciona o trem é uma locomotiva a diesel fabricada em 1942. A Locomotiva 58, a “Maria-Fumaça”, está em manutenção e voltará aos passeios no ano que vem. E o carro de passageiros em que todos viajam era chamado de “Superluxo” na época em que foi utilizado pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos