Olha o passarinho
Codorna-amarela
Nome popular: Codorna-amarela
Nome científico: Nothura maculosa (Temminck, 1815)
Ela é uma ave que vive no chão e, muitas vezes, nos surpreende no meio de áreas de campo ou pastagem, saindo repentinamente em voo rasante e fazendo um barulhão com as asas, do tipo “prrrrrrrruuuuuuuu”. Essa é a codorna-amarela! Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?
Observe a foto! A codorna-amarela tem penas no corpo todo, com contorno branco e creme (às vezes, cinza), com uma pintinha negra no centro e o restante na cor marrom-escuro. Sua barriga é creme, o bico é curto e os olhos escuros. Já, a cabeça é mais cinzenta e tem uma leve crista. Mede cerca de 25 centímetros.
Vive em áreas abertas, como campos, pastagens, savanas e brejos, mas também pode ser encontrada em matas de galeria. Alimenta-se de insetos, frutos e sementes. Ela é uma ave muito sociável, que vive em bandos de até 20 indivíduos.
Constrói seu ninho no chão, usando pouco material, bem ralo com fibras vegetais, capim e penas, que fica oculto na vegetação. A fêmea põe de três a nove ovos, que são da cor chocolate-escuro, arroxeados e brilhantes, e são chocados apenas pelo pai por cerca de 15 dias. Os filhotes nascem sem penas e com os olhos fechados, e levam cerca de 20 dias para sair do ninho. Apenas o macho cuida dos filhotes até eles se tornarem independentes.
Faça sua parte
A conversão de campos naturais em pastagens pode prejudicar a codorna-amarela, que também é uma ave muito caçada. Podemos ajudá-la a permanecer em nossa cidade, ensinando as pessoas que não devem caçá-la e que precisamos cuidar dos ambientes naturais, que são a casa dela.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)